Juiz pede explicação ao TJPE sobre o caso do prefeito de Catende

Fonte: Edmar Lyra

O Juiz da Comarca de Catende, Dr. Ricardo Guimarães Luiz Ennes, emitiu ofício ao Tribunal de Justiça pedindo uma explicação sobre qual medida deveria tomar com relação ao cargo do chefe do executivo municipal. Isto se deu pelo fato de haverem duas decisões conflitantes no Tribunal: Em uma delas,do dia 09 de abril, do Presidente Des. Adalberto de Oliveira que manteve a decisão do Juiz e afastou o Prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) pelo prazo de 90 dias podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Na outra, publicada no dia de ontem, 27 de abril, de autoria do Des. André Guimarães, decidiu que o Prefeito deve voltar ao cargo.

O magistrado indagou o Tribunal com relação ao conflito de competências para decidir sobre a volta de Josibias ao cargo. Até que seja obtida uma decisão do pleno, o vice-prefeito Fausto Jacinto (PSD) continua no cargo de Prefeito Interino.

O Prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) juntamente com o filho Alexandre Cavalcanti, são acusados pelo Ministério Público de criarem uma organização criminosa que desviou mais de 8 milhões dos cofres da Prefeitura. Recentemente, foi descoberto um rombo de 13 milhões nas contas referentes as verbas indenizatórias do Fundef que seria rateado os 60% entre os professores.

O prefeito afastado deixou diversas folhas de pagamentos em atraso, além de um grande esquema de corrupção. Segundo o Promotor do GAECO, Frederico Magalhães o gestor afastado compactuou com todos os desmandos do filho: “Josibias Darcy de Castro Cavalcanti é prefeito de Catende. Aparentemente possui ciência e, mais que isso, compactua com o alegado esquema de corrupção que assola o município. Nomeou vários descendentes para ocupar secretarias municipais, dentre os quais, seu filho Alexandre, também investigado. O MP aduz que o gestor foi alertado pelo ex-procurador do município sobre as práticas ímprobas que aconteciam na prefeitura, tendo, contudo, se quedado inerte.”