20 Anos Da Morte Do Cacique Chicão Será Lembrada Pelos Índios Xukurus Em Pesqueira

PEA Assembleia Será Iniciada Nesta Quinta (17) E Segue Até Domingo Dia 20 Na Aldeia Pedra D’água. Confira O Vídeo!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, foi até a Aldeia Pedra D’água para observar de perto como estão os preparativos para a Assembleia indígena deste ano 2018.

“Na ocasião, tivemos a sorte de encontrar o cacique Marcos Xukuru e ele nos recebeu, como sempre, de forma muito educada, prestativa e gentil. Pois, nos deu uma pequena entrevista onde nos explicou a importância desta Assembleia anual e nos relembrou que esta data recordará os 20 anos, sem a presença física do Cacique Chicão (seu pai, que foi assassinado aos 49 anos de idade), mas que, porém ele se faz presente no Plano de Vida dos Guerreiros encantados. Ressaltou, também, que a luta do guerreiro Chicão continua e que ele realizou uma grande conquista, que foi a retomada das Terras indígenas Xukurus e que a missão deles (agora) é a de manter esta conquista preservada pelos atuais Guerreiros Xukurus, para posteriormente ser repassada para os seus futuros filhos de forma organizada, ou seja, administrar tudo isso é uma batalha de conquistas continuas. Foi o que no fez entender o competente cacique Marcos Xukuru ,  com suas sábias palavras nesta tarde.

Nesta ocasião, também demos uma palavrinha com o Artista plástico Paulinho Tatoo, com seu companheiro de Artes e com o índio Francisco da Tribo Truká, que nos falaram sobre as Edificações indígenas e sobre a arte erguida em homenagem ao saudoso cacique Chicão”. Veja Vídeo!

A assembleia se realizara nos dias 17,18, 19 e 20 deste mês. E todos estão convidados a participar deste grandioso Evento.

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 14/05/2018.

Chicão foi assassinado covardemente em 20 de maio de 1998, em frente à Escola João XXIII, no bairro do Xucurus, em Pesqueira. Seu assassinato teve repercussão mundial.

“Alguém que derramou seu sangue por nossa tribo só pode ser Encantado”, disse o cacique Marquinhos durante o evento em 2017, referindo-se ao seu pai, Chicão.

Um legado

O principal legado deixado por Francisco de Assis Araújo é a sua humildade e determinação. A certa altura de sua vida, se conscientiza e muda de visão. Ao presenciar seu povo sendo oprimido e sem um líder, Chicão aceita a luta e passa a reivindicar os direitos. A vida de Chicão era pautada no bem-comum e serve de modelo para todos os integrantes da Tribo Xukuru. Aliás, Chicão é um símbolo da luta indigenista em todo o mundo. “Era um homem de profunda ação e de amor à vida, profundamente espiritual e ao mesmo tempo comprometido com a justiça, à liberdade e a paz. Um modelo a imitar”, dizem historiadores da causa indígena.