Tetra abriu portas para Taffarel em comissão de velhos parceiros de Tite

Taffarel é um dos pouquíssimos nomes da comissão técnica da seleção brasileira que nunca havia trabalhado antes com Tite. Quando aceitou o convite da CBF para substituir Dunga, em junho de 2016, o treinador se cercou de nomes de confiança. A maior parte deles vinha do trabalho de sucesso no Corinthians, campeão brasileiro na época.

Mas Taffarel ficou, e um dos principais motivos foi o título da Copa do Mundo de 1994, em que o atual preparador de goleiros brilhou na decisão por pênaltis contra a Itália.

Tite avaliava que sua equipe de trabalho tinha pouca experiência no torneio mais cobiçado do planeta. Uma desvantagem em relação à anterior, que, além de Taffarel, tinha Dunga (técnico) e Gilmar Rinaldi (coordenador), todos integrantes do tetra.

Logo na primeira semana, Tite se reuniu com Taffarel. Quando se sentaram, o novo técnico já estava cercado de boas referências do preparador. Pessoais, inclusive. Taffarel é um dos membros de maior energia da comissão técnica que tentará o hexacampeonato na Rússia. Não se dá apenas com os goleiros, mas mantém amizades com jogadores de linha também.

– Ele é uma pessoa de muita importância para todos nós, dentro do nosso ambiente, para todos os goleiros. Confia no meu trabalho, me conhece há muito tempo, estamos trabalhando juntos há três anos. Farei tudo para dar retorno à confiança dele e do Tite – elogia Alisson.

Taffarel cobra muito dos jogadores de sua posição, mas é um confidente. Brincalhão e sincero, como na entrevista concedida ainda na Granja Comary, em que revelou sem medo de ser claro o porquê das ausênciasde Fábio (Cruzeiro) e Vanderlei (Santos) das listas de convocação.

Profissionalmente, um dos trunfos de Taffarel para permanecer com Tite foi ter bancado a presença de Alisson como titular ainda em 2015, quando ninguém imaginava que o goleiro se tornaria um dos destaques da Liga dos Campeões e seria considerado top no mundo.

– Quando o Dunga teve a ideia de colocar o Alisson como titular, contra a Venezuela, me perguntou se ele sentiria o jogo seguinte, contra a Argentina. Eu disse que ele poderia botar contra qualquer time, que ele estava preparado. Ele mostrava nos treinamentos, o que faltava era a oportunidade – lembrou o tetracampeão.

Até o fim da Copa da Rússia, Taffarel terá Rogério Maia como seu auxiliar na preparação dos goleiros. Eles são parte de uma comissão técnica bastante numerosa e íntima de Tite. Dos auxiliares mais ligados à parte tática, apenas o analista de desempenho Thomaz Araújo nunca havia trabalhado com o treinador. Ele estava nas categorias de base da CBF antes.

Cleber Xavier, Matheus Bachi e Fernando Lázaro fizeram parte do Corinthians vitorioso, sendo que Xavier é auxiliar de Tite há mais de 17 anos e Matheus é filho do técnico.

Outro analista de desempenho, Maurício Dulac esteve com Tite no Internacional, em 2009. O médico Rodrigo Lasmar foi companheiro de trabalho no Atlético-MG, em 2005. Os preparadores físicos Fábio Mahseredjian e Ricardo Rosa são outros velhos conhecidos. Dulac, Lasmar e Mahseredjian já estavam na comissão de Dunga