ADUTORA DO AGRESTE MOTIVA INSTALAÇÃO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM SUAPE

 

O investimento de R$ 450 milhões apenas na aquisição de tubulações de vários diâmetros para a Adutora do Agreste motivou a instalação de um Centro de Distribuição da empresa nacional de tubos e conexões Saint Gobain no Complexo Industrial de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, para atender às demandas do projeto, que tem hoje 17 frentes de trabalho em várias cidades do Agreste. A inauguração ocorreu esta manhã (10) com a presença do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni. “ A instalação de um CD para estocagem de tubos para a Adutora do Agreste em Suape abre perspectivas para a instalação, no futuro, de uma fábrica de tubos e conexões em Pernambuco”, prevê o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Com fábricas em Barra Mansa (RJ) e Itaúna (MG), a Saint Gobain tem a Compesa como seu maior cliente no país, sendo responsável pela compra de 50% dos tubos de grande diâmetro em ferro fundido, produzidos pela empresa, em virtude dos grandes projetos de abastecimento de água em execução pelo governo de Pernambuco. Além de fornecer tubulações para a Adutora do Agreste, que terá 1.300  quilômetros de extensão e será o maior sistema hídrico em construção da atualidade, a Saint Gobain também está produzindo tubos para outras obras da Compesa, como as adutoras de Tapacurá, que levará água para Vitória de Santo Antão, do Sirigi e a de Arcoverde.

A unidade inaugurada hoje é a primeira do gênero a ser implantada pela empresa Saint-Gobain no Norte-Nordeste. Com 5 mil metros quadrados de área, o centro vai receber e distribuir tubulações para obras em Pernambuco e demais estados da região. A unidade irá  funcionar em parceria com uma empresa de logística pernambucana, a Komboogie, e foi criada para movimentar cerca de 15 mil toneladas (cerca de 200 km) de tubos de ferro por ano, mas já com a perspectiva para atender demandas maiores.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, saudou a inauguração do centro de distribuição como mais um empreendimento positivo para Pernambuco. “Estamos com muitos investimentos e os projetos em execução pela Compesa irão contribuir para o crescimento do Estado”, afirmou.

Além de atender aos pedidos da Compesa, o centro de distribuição inaugurado hoje também vai atender a empresas de estados vizinhos. “Já tínhamos o plano de ter uma unidade no Nordeste e um investimento grandioso como a Adutora do Agreste antecipou essa realização”, afirmou o diretor geral da Saint-Gobain, David Molho.

ADUTORA DO AGRESTE – A obra vai implantar 1.300 quilômetros de tubulações para levar água do eixo Leste da transposição do Rio São Francisco para dois milhões de pessoas em 68 cidades e 80 localidades do Agreste pernambucano. As obras estão em execução e empregam atualmente 600 pessoas, com uma previsão de chegar a 1.500 postos de trabalho a partir do mês de novembro. O investimento total é de R$ 2,3 bilhões.

img 010 img 016 img 030

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *