Veja Os 8 Melhores Alimentos Que Soltam o Intestino e Emagrecem

Veja Os 8 Melhores Alimentos Que Soltam o Intestino e Emagrecem

Sofre com intestino preso? No artigo de hoje eu falo dos 8 melhores alimentos que soltam o intestino e fazem o seu corpo trabalhar como um reloginho.
alimentos que soltam o intestino
Alimentos que Soltam o Intestino

Você sofre com intestino preso ou prisão de ventre? Para que você tenha noção, pesquisas constataram que 2 a cada 3 mulheres sofrem desse incômodo. A solução para esse problema que atinge grande partes das mulheres pode ter uma solução simples e muito eficaz para acabar com o problema de uma vez por todas. Acompanhe esse breve texto comigo, que irei te esclarecer melhor quais são as causas, os sintomas, e claro, os melhores alimentos que soltam o intestino, já que este problema está diretamente ligado com a dieta.

Índice do conteúdo sobre alimentos que soltam o intestino e emagrecem:

ORIGEM DO PROBLEMA!

O famoso intestino preso ou prisão de ventre é uma consequência ocasionada principalmente por uma alimentação insuficiente de fibras, mas claro, existem outros aspectos que devem ser levados em consideração para manter a saúde e o bom funcionamento intestinal, para evitar esse mal, além de outros problemas que podem ocorrer em função deste.

Com o gigantesco aumento de alimentos industrializados, o consumo de fibras tem sido um grande desafio para grande parte da população, já que durante o processamento da maioria dos alimentos, as fibras são retiradas para que o produto final obtido adquira melhores características sensoriais como textura, sabor e aroma e também, uma maior facilidade para o seu consumo. Todo esse processamento aplicado sobre os alimentos acaba retirando as fibras entre outros nutrientes, além de diminuir ainda mais o seu valor nutricional ao serem adicionados aditivos químicos (conservantes, aromatizantes e etc.) para “melhorar” os aspectos físicos, palatáveis e o seu tempo de prateleira (vida útil dos alimentos – validade) que intoxicando o nosso sistema gastrointestinal, prejudicando a digestão, a absorção de nutrientes e consequentemente a evasão do bolo fecal.

As fibras contidas nos alimentos vegetais são os principais aliados da saúde do nosso intestino ao desempenharem diversos papeis tanto físicos quanto químicos e se utilizadas corretamente, podem eliminar o problema, além de trazer outros benefícios, como desintoxicação do organismo, redução de peso, inchaço e medidas, além de promover o bom funcionamento do sistema gastrointestinal e da modulação hormonal. Fica aqui comigo que daqui a pouco eu te falo sobre os alimentos que soltam o intestino.

SINTOMAS!

Os sintomas do intestino preso variam de pessoa para pessoa com intensidades diferentes, que tendem a aumentar ou diminuir de acordo com o estilo de vida da pessoa, desde estresse físico e mental, baixa prática de atividade física, desidratação e principalmente uma alimentação com baixa ingestão de fibras, por isso é muito importante conhecer os alimentos que soltam o intestino.

Existem algumas características sobre as fezes que podem indicar que a pessoa sofre de constipação intestinal, tais como, esforço excessivo para evacuar, fezes duras e ressecadas e sensação de evacuação incompleta, desconforto, inchaço abdominal, mal-estar, gases em excesso, distúrbios digestivos até alterações de emoção, sendo que a pessoa pode evacuar todos os dias e ainda assim, sofrer de intestino preso.

bannerPortal

Fatores que contribuem para o intestino preso:

Note que na lista abaixo a maioria dos fatores estão ligados a má alimentação do dia a dia, com isso é de extrema importância consumir os alimentos que soltam o intestino para não ter nenhum dos problemas citados a cima.

  1. DIETA POBRE EM FIBRAS DIETÉTICAS.

As fibras são alimentos que soltam o intestino e são encontradas nos vegetais, parte solúvel e parte insolúvel, tais características que aumentam o bolo alimentar e consequentemente o bolo fecal, facilitando a evacuação devido a maior volume dos mesmos. As fibras também diminuem a velocidade de digestão fazendo com que a absorção de nutrientes seja mais eficaz além de arrastarem consigo os minerais tóxicos alojados no sistema digestivo, diminuindo o inchaço e favorecendo a desintoxicação do organismo.

A parte solúvel das fibras servem de “alimento” para o desenvolvimento de microrganismos benéficos que vivem no nosso intestino (microbiota intestinal) que auxiliam na saúde do intestino e favorecem a uma evacuação saudável. Por isso uma dieta pobre em fibras favorece a constipação intestinal.

Caso queira entender melhor sobre os diversos benefícios das fibras, que além de ser um dos alimentos que soltam o intestino, elas também melhoram a imunidade e são aliadas na luta para perder peso, no portal: incrivelvida.com.br você encontrará um artigo que escrevi explicando tudo em detalhes.

  1. ESTRESSE.

Altos níveis de estresse alteram a nossa produção hormonal e a comunicação destes com cérebro, tendo influência direta sobre a tensão muscular, produção de enzimas digestivas, inflamações e todo o sistema digestivo em geral.

  1. DIETA RICA EM ALIMENTOS PROCESSADOS.

Como já comentado anteriormente no texto, os alimentos processados são pobres de fibras e ricos de aditivos químicos que intoxicam o sistema digestivo, prejudicando desde a absorção de nutrientes até a evacuação do bolo fecal, sendo assim, uma dieta que vai totalmente contra os alimentos que soltam o intestino.

alimentos que soltam o intestino processados
Alimentos Processados Atrapalham o Intestino
  1. SEDENTARISMO.

A prática de atividades físicas aumenta o fluxo sanguíneo, fortalece os músculos (inclusive os do trato gastrointestinal) além de diminuir os níveis de estresse, tanto físico quanto mental.

  1. DESCONTROLE NA FLORA INTESTINAL (MICROBIOTA INTESTINAL).

Existem bactérias benéficas (probióticos) que vivem no nosso trato gastrointestinal que favorecem a digestão e a evacuação, sendo que uma baixa população dessas bactérias está diretamente ligada aos problemas intestinais, como intestino preso ou até mesmo síndromes do intestino irritável.

  1. BAIXA INGESTÃO ÁGUA.

A água melhora praticamente todos os processos relacionados a digestão e excreção de toxinas, além de proporcionar fezes mais macias e com mais volume se acompanhada de fibras. (Obs: água e fibra não precisam ser ingeridas juntas, mas os benefícios das fibras estão diretamente ligados com uma boa ingestão de água.).

  1. NOITES RUINS DE SONO.

É durante o sono que o nosso corpo aproveita para regular grande parte dos nossos hormônios e substâncias que geram o bom funcionamento do organismo. Se você não dorme bem, o seu corpo não consegue alinhar tudo o que precisa e você acaba tendo problemas como estresse, disfunções hormonais entre outros fatores que estão relacionados com o mau funcionamento do intestino.

  1. DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO.

O magnésio é um mineral eletrólito que auxilia o funcionamento dos músculos (inclusive os do trato gastrointestinal). A falta de magnésio na dieta pode contribuir para a tensão muscular e também piorar os sintomas do estresse emocional.

Agora preste atenção! Se você se enquadra em dos fatores listados a cima, eu recomendo que você veja a seguinte apresentação para prevenir ou tratar o intestino preso:

Alguns alimentos que pioram a constipação (intestino preso ou prisão de ventre):

Se você precisa ou deseja comer alimentos que soltam o intestino, fique longe da lista abaixo.

  1. FRITURAS E ALIMENTOS FRITOS.

As famosas gorduras-trans diminuem o período do transito das fezes no intestino e “encalham” o seu sistema digestivo.

  1. ÁLCOOL.

Bebidas alcoólicas consomem muita água do corpo para serem degradadas gerando desidratação e agravando os problemas de constipação. Para evitar tais problemas, consuma álcool apenas em quantidades pequenas e moderação sempre acompanhas de muita água.

  1. ALIMENTOS “POBRE NUTRICIONAIS”.

Alimentos que contem grandes quantidades de açúcares e calorias e pouca fibras e/ou nutrientes, devem ser consumidos com cautela, tais como: massas, fast food, sorvetes, farinhas refinadas, cereais adocicados entre outros.

Alimentos como frios, salsichas e congelados apresentam grande quantidade de aditivos e açúcares e nenhuma fibra dietética, podendo prejudicar tanto a digestão quanto a flora intestinal.

  1. GLÚTEN (TRIGO, CENTEIO, CEVADA).

O glúten é um conjunto proteico que o nosso organismo não consegue digerir e com isso inflama o nosso intestino, prejudicando a absorção de nutrientes e sais minerais além de prejudicar a produção hormonal.

  1. LATICÍNOS (ATENÇÃO)

Existem pessoas alérgicas ou sensíveis a alguns compostos do leite (lactose por exemplo), que podem levar a uma disfunção intestinal e agravar outros problemas intestinais, diarreias constantes e má retenção de líquidos. OBS: Existem pessoas que não apresentam problemas com esse tipo de alimento. Procure o seu médico para ter um esclarecimento preciso sobre tal assunto.

8 ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO

Na lista abaixo eu mostro alguns alimentos que soltam o intestino e ajudam na evacuação para que você não sofra com os sintomas já listados nesse artigo, no texto eu deixei um alimento a mais de bônus para você.

  1. ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Todos os vegetais em si apresentam uma certa quantidade de fibras e como você viu as fibras são grandes aliados da saúde do nosso intestino, com isso, inclua vegetais crus, frutas e nozes em sua alimentação, essa é uma das principais dicas de alimentos que soltam o intestino.

alimentos-ricos-em-fibra

  1. FOLHA VERDES

As folhas além de conterem grande quantidade de fibras, apresentam sais mineiras e algumas vitaminas além de serem de baixo teor calórico.

  1. LÍQUIDOS QUENTES

Os chás, sopas e até mesmo água morna ajudam na digestão dos alimentos, além de auxiliarem a retirar fezes secas das paredes do intestino.

  1. ÁGUA.

Como você já viu, as fibras precisam da água para desempenharem o seu papel benéfico sobre a nossa saúde, além de que um corpo bem hidratado é mais saudável.

  1. ALIMENTOS PROBIÓTICOS.

Os alimentos probióticos contém alguns microrganismos benéficos para a nossa flora intestinal, favorecendo então a saúde do nosso intestino e aumentando a nossa imunidade, já que o intestino é responsável por cerca de quase 80% do nosso sistema imunológico.

  1. LARANJA.

A laranja é rica em vitamina C entre outros ácidos que favorecem a digestão e auxiliam a saúde do intestino, além de conter boas quantidades de fibra, lembrando que para ingerir as fibras da laranja é preciso comer o bagaço.

  1. PERA.

Uma fruta rica em água e sais minerais, incluindo o magnésio, que como você já viu é um grande aliado da saúde intestinal.

  1. LINHAÇA.

A semente de linhaça é rica em fibras, ou seja, um dos melhores alimentos que soltam o intestino, e também possui sais minerais e ômega 3, gordura benéfica para a nossa saúde.

alimentos que soltam o intestino linhaça
Linhaça para soltar o intestino

Ufa, estamos chegando ao final desse artigo sobre os alimentos que soltam o intestino e espero do fundo do coração que você tenha gostado e que essas informações sejam relevantes para a sua vida.

Como você chegou até aqui, acredito que a saúde é um tema muito importante para você, assim como é para mim, então quero compartilhar o meu melhor conteúdo sobre emagrecimento.

Depois de passar anos estudando eu criei um método que possibilitou pessoas da minha família, amigos e mais 17.434 mulheres em todo o Brasil a voltarem usar as roupas que elas mais amavam e que estavam escondidas no fundo do guarda-roupas.

E muitas delas relatam perder de 3kg a 11kg em 30 dias, sem passar fome e sem fazer exercícios, que é o caso da Aline, Josiane, Viviane e do Wesley e o mais importante, sem sofre com o efeito sanfona.