Em Pesqueira, Paulo Câmara visita Unidade do Corpo de Bombeiros

Em Pesqueira, Paulo Câmara visita Unidade do Corpo de Bombeiros

Instalada recentemente, a corporação atenderá 5 municípios

O Governador Paulo Câmara visitou, neste sábado (28.07), a Seção do 9° Grupamento de Bombeiros em Pesqueira, inaugurada na última segunda-feira (23.07). Além do próprio município, a unidade também beneficiará as cidades de Alagoinha, Poção, Sanharó e Venturosa. O novo prédio faz parte do processo de interiorização do Corpo de Bombeiros, que está alinhada com as metas do Pacto Pela Vida.

O Chefe do Executivo reafirmou a importância da Corporação para o município. “Esse novo prédio do Corpo de Bombeiros é bem equipado e tem um conjunto de profissionais que já está à disposição para dar auxílio em Pesqueira e nas regiões circunvizinhas. Os Bombeiros estão aqui para salvar vidas e dar mais segurança para a população”.

A nova estrutura conta com uma viatura de auto resgate e uma auto bomba tanque, que atuam na prevenção e combate a incêndio; resgate de vítimas de traumas em via pública; e busca e salvamento de pessoas, bens e patrimônios. Serviços técnicos, como vistorias e análise de projetos, também fazem parte das atribuições da corporação. O reforço de pessoal para a unidade foi de 25 bombeiros militares, sendo um oficial e 24 praças.

“Essa é a sexta unidade interiorizada do Corpo de Bombeiros e inaugurada nos últimos 12 meses. São 25 bombeiros militares inicialmente trabalhando aqui, com três viaturas novas, para dar celeridade no atendimento, de forma que a população se sinta ainda mais segura”, garantiu o Secretário de Segurança, Antônio de Pádua.

ADUTORA DO AGRESTE – Aproveitando a passagem pelo município, o governador Paulo Câmara também visitou as obras da Adutora do Agreste, no ponto de chegada da água em Pesqueira. O empreendimento foi projetado para receber água do Eixo Leste do Canal da Transposição do Rio São Francisco.

Na primeira etapa da obra, iniciada em 2013, foram construídos 419 quilômetros da Adutora, com R$ 784 milhões investidos pelo Governo Federal, beneficiando 23 municípios. Já a segunda etapa, que ainda não foi conveniada, deverá beneficiar mais de 45 municípios do Agreste e Sertão.

“O ponto de interligação aqui em Pesqueira é uma tubulação importante, que vai levar água que vem do Rio São Francisco para todo o Agreste. Estamos na expectativa para que até o final de agosto possamos testar todo esse trecho e já começar a abastecer Arcoverde e Pesqueira, que são as duas primeiras cidades atendidas. E depois levar essa água adiante”, disse Roberto Tavares, presidente da Compesa.

Estiveram presentes no evento, Laura Gomes (Deputada Estadual); Nilton Mota (Deputado Estadual), Fred Amâncio (Secretário Estadual de Educação), Maria José (prefeita de Pesqueira) e Uielas Leal (prefeito de Alagoinha).