Tadeu responde críticas de Armando à segurança de PE

Pernambuco registra queda na criminalidade em todas as regiões, afirma Tadeu Alencar 

As declarações dadas pelo candidato Armando Monteiro demonstram o seu total desconhecimento e despreparo na abordagem do tema segurança pública, que deveria ser encarado com maior seriedade. O cenário atual do Estado é de significativa redução da criminalidade, em suas mais diversas modalidades, em todas as regiões pernambucanas, do Litoral ao Sertão.

Os dados de julho ainda estão sendo consolidados pela SDS, mas já apontam para o oitavo mês consecutivo de redução dos homicídios. No acumulado, são 20,7% mortes a menos em relação ao ano anterior. Os crimes contra o patrimônio (assaltos a transeuntes, roubos a bancos, cargas e outros) na mesma tendência, diminuíram em 23,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês de junho, 96 cidades não registraram um único assassinato.

Toritama, citada pelo candidato, teve 23% de queda nos homicídios e diminuição de 34,8% nos crimes contra o patrimônio este ano, no comparativo com o ano anterior. Águas Belas teve resultados ainda mais significativos: -66% nos crimes violentos letais intencionais contra a vida e -32,2% nos roubos.

Essas não são apenas estatísticas, mas consequência do empenho pessoal do governador Paulo Câmara à frente do Pacto pela Vida, programa mais bem-sucedido da história da segurança pública pernambucana e referência para todo o Brasil, como marca exitosa das gestões do PSB em Pernambuco. Também é importante ressaltar que investimentos importantes, como a contratação de 5,5 mil policiais desde 2015, implantação de novos batalhões, renovação e modernização da frota e compra de equipamentos foram fundamentais para reverter os indicadores de violência do nosso Estado.

É lamentável que a campanha eleitoral que sequer começou remeta postulantes ao cargo de governador de Pernambuco a esse debate desprovido da devida responsabilidade com tema de tamanha importância para a população. Esses expedientes de mera retórica, dissociados da realidade do Estado, já não convenceram os pernambucanos em 2014 e decerto contribuirão para reconduzir o governador Paulo Câmara – ora ocupado em manter Pernambuco de pé – a mais um tempo de governo. Numa palavra: governador faz papel de governador, candidato veste roupa de candidato.

Tadeu Alencar

Deputado e líder do PSB na Câmara Federal