Chapão do PSB para estadual pode salvar quase todo mundo

A Frente Popular de Pernambuco para deputado estadual composta por PSB, PSD e MDB terá quatorze deputados estaduais de mandato tentando a reeleição, são eles: Aluisio Lessa, Adalto Santos, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes, Francismar Pontes, Isaltino Nascimento, Joaquim Lira, Laura Gomes, Lucas Ramos, Rodrigo Novaes, Romario Dias, Simone Santana, Tony Gel e Waldemar Borges. Além deles, surgiu o nome de Aglailson Victor, portanto serão quinze nomes na disputa após a saída de Nilton Mota e Marcantonio Dourado, que desistiram da reeleição.

Com um puxador do quilate de Adalto Santos que obteve quase 160 mil votos em 2014 e deverá repetir a votação, a Frente Popular ainda conta com dois nomes com potencial para 80 mil votos que são Rodrigo Novaes e Aglailson Victor, três com potencial para até 70 mil votos, que são Lucas Ramos, Clodoaldo Magalhães e Francismar Pontes, e nomes que ficam entre 50 e 60 mil votos como Joaquim Lira, Diogo Moraes, Simone Santana e Aluisio Lessa. Tony Gel, Waldemar Borges, Romário Dias, Laura Gomes e Isaltino Nascimento ficam com votações entre 35 e 50 mil votos, o que permite por baixo 950 mil votos e garante onze vagas de imediato para a Frente Popular.

Porém ainda existem outros nomes como Ana Callou, Paulo Dutra, Creusa Pereira, Gleide Angelo, Sivaldo Albino, João Suassuna e outros candidatos a deputado que devem ajudar a consolidar pelo menos mais duas vagas, e na melhor das hipóteses garantir mais uma vaga a depender do crescimento de Paulo Câmara até a reta final bem como o voto de legenda que poderá ajudar nesta consolidação. Se forem garantidas treze vagas, serão quinze nomes com potencial de votos para ficar apenas dois de fora. Se porventura sacramentar a décima quarta vaga, apenas um nome ficará de fora dos eleitos para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Ainda que um ou dois nomes com chances fiquem sem mandato, se Paulo Câmara for reeleito conforme as duas pesquisas divulgadas recentemente, Ibope e Datafolha, apontaram, existe uma forte possibilidade de dois nomes serem convocados para o executivo tal como ocorreu em 2015 quando Paulo Câmara convocou Nilton Mota e Geraldo Julio chamou Alberto Feitosa, e esses suplentes terão todas as condições de assumir o mandato em quase sua totalidade.

Apesar da redução de 26 eleitos do chapão da Frente Popular em 2014 para 13 ou 14 em 2018, é plausível afirmar que na hipótese da reeleição de Paulo Câmara, os deputados que ficaram no chapão do PSB saíram num grande lucro e por isso todo mundo que ficou nesta chapa está entrando na disputa na mais absoluta tranquilidade.

 

Fonte: Edmar Lyra