Chapão da oposição para estadual vira motivo de preocupação

Nas eleições de 2014 quando Armando Monteiro foi derrotado por Paulo Câmara, a oposição elegeu doze deputados estaduais, pois decidiu realizar um chapão composto por PTB, PRB, PDT, PT e PSC. Naquele pleito Armando sofreu uma derrota por uma diferença de quase 1,7 milhão de votos para Paulo Câmara, o que acabou influenciando negativamente na chapa proporcional.

Nas eleições deste ano, Armando Monteiro é apoiado por quatro chapas proporcionais para deputado estadual. A formada pelo PPS que não deverá eleger deputados, a liderada pelo PRTB que elegerá pelo menos um parlamentar, a liderada pelo PSC que elegerá até seis representantes e o chapão do PTB que poderá ter um resultado aquém das expectativas.

O chapão do PTB é composto pelo PRB, DEM, PSDB e Podemos, e tem cinco deputados estaduais tentando a reeleição, que são Álvaro Porto, Priscila Krause, Socorro Pimentel, José Humberto e Augusto César. O sexto seria Julio Cavalcanti, que acabou desistindo. Além deles, surgem como nomes com chances de disputa Antônio Coelho, Alessandra Vieira, William Brigido, Romero Sales Filho, Gustavo Gouveia, Andrea Mendonça, Terezinha Nunes, Miguel Ricardo, Ramos, Antônio Campos e Elias Gomes.

Na disputa, o candidato a mais votado é Álvaro Porto, que poderá beirar 70 mil votos, e apenas Antônio Coelho tem potencial para passar de 60 mil votos. Os demais são nomes para até 60 mil votos como Romero Sales Filho, Socorro Pimentel e William Brigido, enquanto Alessandra Vieira e Priscila Krause ficam com no máximo 50 mil votos. Os demais nomes oscilam entre 20 mil e 45 mil votos.

Este quadro permite projetar de sete a oito deputados estaduais eleitos pelo chapão do PTB, com Álvaro Porto, Antônio Coelho, Socorro Pimentel, William Brigido e Romero Sales Filho garantidos e Alessandra Vieira, Priscila Krause, Gustavo Gouveia, José Humberto, Augusto César, Elias Gomes, Antônio Campos e Andrea Mendonça disputando duas a três vagas.

Por não ter puxadores e uma cauda consistente, o chapão da oposição liderado pelo PTB evidencia que será um verdadeiro Deus nos acuda a eleição e se havia prognósticos de que seriam necessários menos de 40 mil votos para se eleger, está matematicamente provado que para garantir o mandato serão necessários pelo menos 45 mil votos.

 

Edmar Lyra

Fotos : valdemir cintra