Justiça afasta cinco vereadores na cidade do Cabo

Cinco vereadores suspeitos de peculato, incluindo o presidente da Câmara de Vereadores, Mario Anderson da Silva Barreto (PSB), conhecido como ‘Anderson Bocão’ foram afastados das suas funções na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.  Os parlamentares estão sendo investigados pela ‘Operação Ghost’, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (19) que tem o objetivo de desarticular o grupo criminoso acusado de desviar dinheiro público.

Segundo as informações do Delegado Nelson Souto, gerente operacional das Delegacias de Polícia Civil, as investigações têm a finalidade de descobrir a possível participação de Anderson Bocão, do primeiro-secretário Amaro Honorato da Silva (PRP), do primeiro vice-presidente Ezequiel Manuel dos Santos (PT), Jessé Valério de Oliveira (PR) e Nemias José da Silva (PV) em um suposto repasse de verbas para seis funcionários fantasmas.

Com o afastamento do presidente e do 1º vice-presidente da Casa, o vereador Vicente Mendes Silva Neto, 2º vice-presidente, assume a presidência da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho.

Durante a execução dos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, foram encontrados documentos, que passarão por perícias, que podem comprovar o desvio do dinheiro público. As investigações serão finalizadas pela Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos sob o comando da Delegada Patrícia Domingos, após o resultado das perícias. Se comprovado, os vereadores serão indiciados por peculato e associação criminosa.

As investigações da operação Ghost começaram em março de 2017, sob comando da Delegada Patrícia Domingos e apoio da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL). Todos os mandados foram expedidos pelo juiz da vara criminal da Comarca do Cabo de Santo Agostinho.

Cerca de 80 policiais civis foram empregados para participar da execução da Ghost, incluindo delegados, agentes e escrivães.

Vereadores afastados

Com a ausência dos vereadores, cinco suplentes devem assumir para ocupar as vagas que ficaram abertas com o afastamento. Os vereadores afastados portanto, devem continuar recebendo salário como é assegurado por lei federal até que os vereadores sejam definitivamente condenados ou reempossados.