Compesa divulga balanço das obras da adutora

Técnicos da Compesa estão, desde o início da manhã desta terça-feira, (11/12), trabalhando no reparo da Adutora do Agreste, em Mimoso, para consertar um desacoplamento da tubulação, que acabou provocando um vazamento. Em função desse serviço, o sistema teve que ser paralisado. A previsão é que os testes sejam retomados a partir das 18h de hoje para levar água do Rio São Francisco para Pesqueira.

Ao mesmo tempo, a Compesa está finalizando o reparo em outro vazamento identificado entre Sanharó e Belo Jardim para que o enchimento da Adutora sentido Belo Jardim possa ser retomado. Ainda de acordo com a Compesa, as constantes interrupções no fornecimento de energia prejudicaram a pré-operação do sistema durante o último fim de semana. A Companhia notificou a Celpe e espera uma regularidade na prestação do serviço.

A água do Rio São Francisco vai abastecer dez municípios do Agreste a partir da interligação da Adutora do Moxotó, construída pela Compesa, com a Adutora do Agreste. O investimento do Governo do Estado na obra foi de 85 milhões. A obra foi concebida pela Compesa para dar utilidade à tubulação já implantada da Adutora do Agreste e levar água do Velho Chico para socorrer 400 mil pessoas da falta d’água nos períodos de estiagem, como este agora, quando os mananciais locais entram em colapso. 

Assessoria de Comunicação da Compesa