QUADRO POLÍTICO DE BELO JARDIM: QUEM É QUEM EM 2014

Com a proximidade das eleições de 2014, os grupos políticos de Belo Jardim – PE, começam a desenhar as suas estratégias. Algumas lideranças,  a exemplo do Prefeito João Mendonça não esconde os seus candidatos. Na contra mão de suas verdadeiras intenções,  outros filiam seus apadrinhados e só se pronunciarão aos 45 minutos do segundo tempo.

 No texto abaixo, sem paixão, compromissado com a verdade, relato a real situação em que cada Grupo político se encontra.

GRUPO JOÃO MENDONÇA:

foto jm

Liderado pelo Prefeito João Mendonça, tem uma base sólida na Câmara de Vereadores  composta pelos vereadores: Tio do Pastel, Dr. Gilvandro, Vando de Ginaldo, Jairzinho, Claudemir Paulino, Euno Filho, além das vereadoras Patrícia Maciel e Dapaz Bezerra.

É aliado  fiel do Governador Eduardo Campos e vem funcionando como um articulador Político da base governista na região. São frequentes as visitas  de Secretários estaduais a Fazenda Canta Galo de sua propriedade.

 Em dois meses, o governador Eduardo Campos já veio ao nosso município três vezes, uma demonstração de prestigio e articulação do gestor municipal.

Em 2014, estará com o candidato que o  Governador indicar, pois, acredita que o escolhido, continuará com o trabalho desenvolvido por Eduardo nos últimos 8 anos.

foto uchoa

Para deputado estadual,  João Mendonça  apoiará o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco Guilherme Uchoa

foto sergio guerra

Para deputado federal JM apoiará a reeleição de  o deputado Sergio Guerra.

GRUPO CINTRA GALVÃO:

foto cintra

Liderado pelo ex-deputado Cintra Galvão e por seu filho Cecílio Galvão, elegeu  na ultima eleição três vereadores: Rafael Lopes(filho de Zé Lopes), José Anselmo(Tenente) e Dr. Silvano.

A atuação desse trio no Poder Legislativo está sintonizada, porém não deverá permanecer nas eleições de 2014, quando o Pavão Misterioso anunciar os seus candidatos a deputado estadual e a federal, que serão os seguintes:

foto cecilio

Cintra Galvão lançará o seu filho Cecílio Galvão para deputado estadual 

foto corte real

 Jorge Corte Real será o federal de Cintra Galvão 

foto teobaldo

O atual Prefeito de  Limoeiro Ricardo Teobaldo,  também está sendo sondado pelo grupo Galvão para substituir Corte Real. Nesses casos, a matemática é simples: o novo postulante devolve o dinheiro que o afastado investiu e assume a patente do restante.

GRUPO DOS CABELUDOS:

foto cabeludo

O Vice Prefeito de Belo Jardim Cristiano Cabeludo deverá ser candidato a deputado estadual 

Liderado pelo atual Vice Prefeito Cristiano Cabeludo e por seu irmão,  o vereador e Presidente da Câmara Nen Cabeludo.

Recentemente, houve um afastamento entre o grupo e o Prefeito João Mendonça, do qual Cristiano é o vice. 

foto silvio costa

Em 2014, o Grupo dos Cabeludos irão apoiar o deputado Silvio Costa(PSC) para deputado federal.

, Para governador sinalizam apoio ao projeto do senador Armando Monteiro.

GRUPO DO PT:

foto bruno

Poderá haver uma surpresa, o que seria realmente o novo: a candidatura do atual Presidente Municipal da Legenda Bruno Galvão  a deputado estadual.

Teria logicamente o apoio da legenda, do seu pai, ex-prefeito Fábio Galvão e alguns movimentos simpatizantes.

Caso isso  não venha a ocorrer(o que será lamentável), a dupla Tereza Leitão e Pedro Eugênio deverão ter esse apoio em Belo Jardim.

Para Governador, Bruno Galvão, espera a decisão do partido, se embarca no projeto de Armando Monteiro ou se lançará candidatura própria.

GRUPO MENDONÇA:

foto mendoncinha

Herdado pelo atual deputado federal Mendonça Filho(DEM), o grupo sofreu algumas defecções políticas com a saída antes mesmo da posse,  dos cinco vereadores que a legenda elegeu em 2012.

 Os vereadores  Jairzinho, Claudemir Paulino, Euno Filho, além das vereadores Patrícia Maciel e Dapaz  Bezerra, hoje pertencem a base política do GRUPO DE JOÃO MENDONÇA, Prefeito de Belo Jardim.

foto mendonça e cintra

Em 2014, o deputado federal Mendonça Filho tentará a reeleição e a vaga de deputado estadual está aberta, podendo ser usada como moeda de troca em uma junção com o grupo Galvão, fato,  que acredito que não ocorrerá.

Se isso viesse  a acontecer o numero de votos obtidos,  seriam credenciados à  Mendoncinha e seria o fim do Grupo Galvão.

No plano B, comenta-se que Dona Estefânia Moura(viúva de Mendonção), Andrea Mendonça (irmã de Mendonça Filho) ou Tarciana Mendonça(esposa de Mendoncinha),  poderiam disputar uma vaga na ALEPE.

Quanto a governador, Mendonça Filho ainda não se pronunciou oficialmente, porém, acho que deverá ficar com o projeto de Armando Monteiro.

Por outro lado, já deu declarações a imprensa que não teria problema em apoiar Eduardo Campos para Presidente da República. O tempo resolverá.

GRUPO MOACYR CINTRA:

foto moacir

Em conversas paralelas, o empresário Moacyr Cintra afirma que não mais se envolverá na política partidária em nosso município. Irá cuidar das suas empresas, torce pelo sucesso da atual gestão e dará a sua opinião se solicitado como cidadão e agente desenvolvedor do municpio.

foto bruno araujo

Em 2014, todo mundo sabe, que o empresário tem um compromisso com o deputado federal Bruno Araujo(PSDB). 

Nesse grupo, nenhuma liderança desponta como potencial candidato a deputado estadual.

Na minha opinião, o empresário dará o seu voto pessoal  ao deputado Bruno Araujo procurará outras formas de ajuda-lo não se envolvendo diretamente  no processo eleitoral local.

Para governador ainda não declarou o seu voto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *