A posse do governador Paulo Câmara

show_embedded_attach.jpg
Paulo Câmara toma posse e ratifica seu compromisso com a continuidade dos avanços alcançados em Pernambuco

Governador foi empossado nesta terça-feira, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado

Determinado a continuar trabalhando incansavelmente por um Pernambuco mais justo e desenvolvido, o governador Paulo Câmara tomou posse do seu segundo mandato, nesta terça-feira (01/01), em cerimônia na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, das filhas Clara e Helena, e da vice-governadora Luciana Santos, o chefe do Executivo foi recebido pela guarda de honra composta por tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Em seguida, o governador foi encaminhado para o plenário Governador Eduardo Campos da Alepe, onde cumpriu ato do compromisso constitucional de posse. Em seu discurso, agradecendo a confiança dos pernambucanos, Paulo Câmara defendeu que a prioridade da gestão será com a geração de empregos e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

“Nosso modelo de gestão não é um fim em si mesmo. É um instrumento necessário para melhorar a vida das pessoas, especialmente as que mais precisam do poder público. Essa é a nossa missão maior: construir uma sociedade mais justa, com igualdade de condições, para que todos e todas tenham a oportunidade de transformar os seus sonhos em realidade. A gente sabe dos desafios de governar Pernambuco ainda num País em crise, mas vamos focar realmente naquilo que a população mais precisa nesse momento, que é a melhoria dos serviços oferecidos. Vamos trabalhar por um 2019 onde as coisas possam acontecer de maneira mais rápida e a população possa contar com serviços entregues e de qualidade”, frisou o governador.

Se dirigindo aos presentes no plenário, Paulo reforçou também que conta com a união de todos, Poderes Constituídos e sociedade civil, no trabalho de continuidade dos avanços alcançados em Pernambuco. “A aprovacão do nosso projeto político, que tem feito Pernambuco avançar nos últimos 12 anos, foi manifestada democraticamente pela maioria da população, em todas as doze regiões do nosso Estado, mais uma vez. Então, os desafios do futuro serão enfrentados por caminhos abertos pelo diálogo, pela transparência, e fiscalizados pelo povo. Avançaremos juntos com os poderes legal e legitimamente constituídos: o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, e com toda a sociedade”, reforçou.

AVANÇOS – Na ocasião, o governador fez questão de lembrar os desafios superados nos últimos quatro anos. “Tenho orgulho em afirmar que Pernambuco não parou de avançar, de servir de referência na gestão pública, apesar da crise tremenda que o nosso País enfrentou e ainda enfrenta. Fomos reconhecidos como o único Estado eficiente na gestão pública, fora das regiões Sul e Sudeste, de acordo com ranking nacional criado pelo jornal Folha de São Paulo e o Instituto DataFolha. Nesse rol, são destacados os Estados que mais entregam Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança à população, com menor volume de recursos financeiros. Em resumo: Pernambuco faz mais com menos”, destacou.

E complementou: “Conquistamos a posição de melhor educação pública do Ensino Médio do Brasil, com a menor taxa de abandono escolar, a maior taxa de aprovação, e com a maior rede de escolas de tempo integral do País; reduzimos a mortalidade infantil ao menor nível das series históricas, a frente dos Estados do Norte e do Nordeste, com uma média melhor que a brasileira. Fizemos o maior investimento em recursos hídricos de todos os tempos, seja nas áreas urbanas, seja na rural. Levamos água a milhares de pernambucanos, muitos retiraram a lata d’água das suas cabeças”.

SEGURANÇA – Um dos maiores desafios dos últimos anos, não só em Pernambuco, mas no Brasil, a segurança pública também foi um dos principais temas de seu discurso. “Em Pernambuco, temos o Programa Pacto Pela Vida que teve sua efetividade restabelecida. No último mês de dezembro, completamos 13 meses consecutivos de redução no número de homicídios. Em 2018, registramos uma queda próxima a 24% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, os CVLIS, comparando com o mesmo período de 2017. Trata-se do maior avanço da história do Pacto Pela Vida, superando a redução obtida em 2010, comparada com 2009, que foi de quase 14%”, ressaltou Paulo.

GOVERNO FEDERAL – Sobre a relação com o Governo Federal, Paulo afirmou que o Estado está aberto ao diálogo, mas que não se submeterá às pautas que comprometam as conquistas de Pernambuco e do Nordeste. “Apoiaremos decisões que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, a exemplo das obras complementares da Transposição das águas do Rio São Francisco e da conclusão da Ferrovia Transnordestina. Mas seremos contra, fundados em sólidos argumentos, a iniciativas que comprometam o futuro do Estado e da região, como a privatização da Chesf”, enfatizou.

Paulo finalizou seu pronunciamento conclamando a paz e o diálogo em defesa da democracia. “Precisamos de paz, porém não a paz do silêncio imposto pela força. Queremos a paz viva, do debate, do contraditório, da liberdade de opinião. A paz da democracia. Precisamos de paz para trabalhar, vencer a miséria, a violência e o desemprego, para ajudar milhões de jovens a encontrar um futuro melhor e mais proveitoso”, cravou. Já empossado, o governador cumprimentou os presentes e passou em revista à tropa, posicionada em frente à Alepe.

A vice-governadora eleita, Luciana Santos, exaltou o bom trabalho que já vem sendo realizado pela gestão, e disse estar preparada para ofertar sua experiência na construção de um Pernambuco ainda mais desenvolvido. “Os desafios são grandes, mas, por outro lado, o governador e sua equipe demonstraram que são arrojados, que entendem de Pernambuco. Eu pretendo beber dessa fonte e colaborar com a minha experiência, com minha trajetória, para ajudar Pernambuco a continuar em frente”, pontuou.

A dona de casa Severina Pereira de Oliveira, 63 anos, moradora do Paulista, chegou cedo para acompanhar a cerimônia. “Sempre venho. Eu gosto dele. É uma pessoa humilde e acho que ele trabalha bem. Para mim, o que importa é isso”, afirmou. O engenheiro Emanoel Clécio, que também fez questão de participar da posse, disse estar esperançoso em tempos melhores. “Tenho a esperança de que Pernambuco continue crescendo, continue avançando. Sei das dificuldades que foi o primeiro mandato dele. Não foi simples administrar, mas venho aqui na esperança, como um pernambucano convicto, de que possamos chegar a uma sociedade mais justa e que as coisas realmente possam acontecer”, disse.

Coordenada pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros, a Mesa Diretora foi composta pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente do Tribunal Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo; o senador Humberto Costa; além do primeiro-secretário e segundo-secretário da Alepe, respectivamente, os deputados Diogo Moraes e Augusto Cesar.

POSSE DO NOVO SECRETARIADO – Amanhã (02/01), às 16h, o governador Paulo Câmera dará posse ao novo secretariado, em solenidade nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.

 

Fotos: Aluisio Moreira, Hélia Scheppa e Roberto Pereira/SEI