Emoção marca primeiro embarque do programa Ganhe o Mundo de 2019

Governador acompanhou o embarque dos estudantes. Ao todo, 85 alunos da Rede Pública Estadual seguirão 
para os Estados Unidos e Espanha ainda esta semana
 
Receber uma oportunidade de amadurecer nos aspectos pessoal e profissional, estudando em outro país, é um dos princípios do programa Ganhe o Mundo, que nesta semana promove o embarque de mais 85 alunos da Rede Pública Estadual para o exterior. Nesta quinta-feira (17.01), o governador Paulo Câmara acompanhou o primeiro embarque do ano, e classificou como extremamente gratificante o fato de poder proporcionar a realização desse sonho para tantos estudantes pernambucanos.
 
“Esses jovens já saem daqui falando inglês, mas vão para lá aperfeiçoar o idioma. Vão ter convivência com uma cultura diferente, conectados com o que está acontecendo no mundo, e eu tenho certeza que essa experiência vai ser muito importante na formação deles”, afirmou o governador.
 
Os intercambistas são moradores da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste do Estado, e estudarão durante um semestre letivo no exterior. Os alunos do ensino médio cursarão a High School em escolas de cidades de várias regiões dos Estados Unidos, como Kansas, Alabama, Texas, West Virginia, Michigan, Nevada, Illinois, Pensilvânia, Washington e Califórnia. “É um trabalho bem interessante, são 37 que estão indo para 14 estados diferentes dos Estados Unidos. Não vão para um local só, tem gente indo para a Califórnia, de um lado, para a Virginia, do outro, e estamos muito felizes com o embarque de hoje”, comemorou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio.
 
Ele adiantou que a próxima edição do programa trará novidades. “Na edição 2019, com certeza vamos manter os nossos atuais mil e quarenta e cinco intercambistas, sendo mil do nosso Ganhe o Mundo tradicional e mais os estudantes que participam do Ganhe o Mundo musical e do Ganhe o Mundo esportivo. Mas devemos ter novidades, em breve estaremos anunciando”, disse Fred Amâncio. Além dos 37 alunos da Rede Pública Estadual que viajaram na tarde desta quinta-feira, outros 48 estudantes embarcarão para a cidade de Málaga, na Espanha, nesta sexta-feira (18.01) e no sábado (19.01).
 
Bernard Farias, de 16 anos, aluno da EREM de Belo Jardim, município do Agreste Central, sonha em ser médico. Para ele, a experiência vai acrescentar muito ao currículo, mas já tem mudado a vida pessoal. “Não consigo descrever o amadurecimento que ganhamos nessa experiência por enquanto, mas consigo vislumbrar junto com o que tem acontecido: nós aprendemos a lidar com nossas emoções, aprendemos tantas coisas durante esse percurso e tudo isso graças ao Governo do Estado”, afirmou.
 
A expectativa tomava conta de todos os estudantes no momento do embarque. Com Nicole Batista Dantas, porém, a situação era ainda mais especial. Ela deixou o Rio Grande do Norte, onde morava, em busca de uma educação de qualidade nas escolas da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Aluna da ETE Porto Digital, ela aguardava por esse momento há meses, e já planejava como será o seu intercâmbio. “Eu acho que primeiro vamos aprender a ser mais independentes, porque vamos sair de perto da família, aprender a nos virar sozinhos. Você tem que falar outra língua, então isso te força a melhorar o idioma. Além disso, vamos conhecer um país que é muito desenvolvido em questão de tecnologia”, explicou. Nicole sonha em estudar engenharia mecatrônica ou aeroespacial.
FOTOS: Heudes Régis/SEI