Compesa visita casas de Belo Jardim para implantação de redes de esgoto

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando um trabalho técnico social, no município de Belo Jardim, no Agreste, para divulgar e explicar a importância da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, que será iniciada nos próximos meses. As primeiras visitas dos técnicos da companhia estão ocorrendo nos bairros Boa Vista e Airton Maciel, onde a equipe de engenheiros e assistentes sociais fazem o porta a porta explicando os benefícios da obra e a necessidade da adesão de todos os moradores à conexão dos imóveis à rede pública de esgoto. Em seguida, os bairros Cohab I e Pontilhão serão visitados.

Os técnicos também estão explicando a necessidade dos moradores assinarem o termo de adesão, que é o documento que autoriza a empresa a realizar a ligação de esgoto do imóvel. O cliente que assinar o termo de adesão até a conclusão da obra não terá custos financeiros com a ligação ao sistema. Caso o morador não concorde em assinar o termo, durante a fase de obras, ele será responsável pelo custo da ligação. Uma equipe social da Compesa também está à disposição da população na Loja de Atendimento da empresa para prestar esses esclarecimentos.

O modelo de interligação utilizado será de Sistema Condominial, que se caracteriza como uma obra mais rápida e de fácil manutenção. Os esgotos das residências passarão a ser recolhidos pelo ramal condominial, que poderá passar pela calçada ou, eventualmente, pelo jardim ou pelo fundo de cada lote, para que os efluentes sejam despejados no coletor principal que conduzirá os dejetos à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

O investimento é da ordem de R$ 50 milhões entre elaboração de projetos, execução da obra, aquisição de equipamentos e trabalho social. O recurso foi captado por meio de um empréstimo do Governo de Pernambuco junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O sistema será composto por uma estação elevatória, 82 quilômetros de redes e ramais e oito mil ligações domiciliares. Além disso, será construída uma ETE com capacidade para tratar todo esgoto produzido pela população de Belo Jardim, mesmo considerando o crescimento populacional até o ano de 2044.