ENTREVISTA DO PREFEITO JOÃO MENDONÇA AO BLOG PAREDÃO DOPOVO

'

jm e eu entrevistaO Blog Paredão do Povo esteve na Fazenda “Cantagalo” para entrevistar a lenda viva da nova geração política de Belo Jardim, o prefeito João Mendonça. Foram quase 30 minutos onde abordei várias perguntas em todos os aspectos políticos, vamos à matéria:
 
Blog Paredão do Povo: – João como você analisa o momento político que vive o Brasil hoje?
JM: – A população já sinalizou através dos protestos que a campanha do próximo ano será muito mais séria, os candidatos terão que ouvir mais de perto o povo, em especial as pessoas que sofrem a tempo com transporte coletivo lotado, com educação e saúde de baixa qualidade. O tempo áureo do PT já se foi, sente-se nas pesquisas o desejo de mudança e quem mais transmite esta esperança é a chapa Eduardo e Marina.

Blog Paredão do Povo: – Como você analisa a junção do governador Eduardo Campos com Marina Silva?
JM: – Boa demais, Eduardo perdeu os Gomes que já não o queria, mas ganhou Marina que representa a insatisfação do Brasil de hoje, desde os que saem as ruas para protestar, como também os que estão em casa insatisfeitos. Marina tem militância de rua, Eduardo Campos representa o novo, um bom futuro principalmente por ter uma gestão de sucesso. Pode anotar, Eduardo Campos chegará no primeiro turno em primeiro lugar.

Blog Paredão do Povo: – João, o cenário agora é Pernambuco, você como político experiente, quem o governador Eduardo Campos deve apresentar para ser o próximo candidato a governador de Pernambuco? E por quê?
JM: – O maior cabo eleitoral de Eduardo Campos é o próprio governo, para que ele possa apresentar alguém é necessário que essa pessoa esteja participando do seu governo. O governador tem vários nomes competentes, como Tadeu Alencar, Secretário da Casa Civil, Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro, Figueira, Secretário Estadual de Saúde, Danilo Cabral, Secretário Estadual das Cidades, e outros nomes do mesmo nível.

Blog Paredão do Povo: – Como é a sintonia entre o governador Eduardo Campos e o prefeito João Mendonça?
JM: – Temos uma sintonia muito boa no ponto administrativo, Eduardo Campos é muito preocupado com a situação das prefeituras e com a população. Ele já veio quatro vezes este ano a nossa cidade, tenho tido vários contatos com ele pessoalmente e por telefone, tudo isso é importante para fortalecer a parceira do governo municipal com o governo estadual.

Blog Paredão do Povo: – Todo primeiro ano de gestão tem dificuldades, faça uma análise desses 10 meses à frente da prefeitura?
JM: – Vou fazer uma análise colocando uma interrogação, com o FPM em baixa em média 15% em relação ao valor do ano passado, ninguém imaginou que fossemos fazer alguma coisa, principalmente o que já fizemos,
•         Escola Técnica onde 72% dos alunos já saem com emprego garantido, que ficará pronta no segundo semestre de 2014;
•         UPAE Padre Assis que eu batalhei com o governador logo após a minha eleição, essa terá mais de 20 especialidades médicas e realizará 140 mil exames e 80 mil consultas por ano. Com essa UPA Padre Assis Belo Jardim será um polo médico começando a ter cara de cidade regional, impulsionando a economia local;
•         Também fizemos o Centro de Especialidades Odontológicas com profissionais super capacitados, como especialistas e mestres, e equipamentos modernos;
•         O SAMU promessa antiga, e que hoje já atendeu mais de 250 chamadas de emergência e urgência;
•         Diante da crise que vive a saúde nacional, o Hospital Júlio Alves de Lira hoje dispõe de 3 médicos plantonistas de segunda a sexta e 2 no sábado e domingo, mas tenho consciência que precisamos contratar mais médicos para Unidades Básicas de Saúde dos bairros;
•          Ainda este ano, estaremos iniciando a construção da UPA I, que também vai desafogar o atendimento no ambulatório e entregaremos em breve a primeira Policlínica Professor Ulisses;
•         Na Educação também trabalhamos muito, foram entregues 11 ônibus escolares, várias reformas em Escolas Municipais, 5 mil carteiras escolares foram distribuídas nas escolas da cidade e zona rural, entregamos 12 mil Kits de fardamentos e bolsas escolares contendo todo material para os alunos;
•         Na infraestrutura, já fizemos dezenas de ruas calçadas na cidade, como também estamos fazendo o calçamento da serra de Xucuru, que vai facilitar em muito para os motoristas e passageiros que utilizam aquela estrada. Em Serra do Vento, vamos calçar o Sítio Gravatá, estamos colocando água de Tabocas para todas as casas do Distrito de Serra do Vento, fizemos várias reposições de calçamento lá, estamos fazendo saneamento, Vando e Ginaldo estão com o nosso apoio calçando o cemitério. No Distrito de Água Fria estamos calçando várias ruas, em todos os três Distritos, incluindo Taboquinha, fizemos a recuperação das estradas com muita competência técnica. Bom, estamos asfaltando mais de 14 ruas em Belo Jardim, em 2014 criaremos a Autarquia de Trânsito, devido à complicação que vive o trânsito em nossa cidade, teremos zona azul, se faz também necessário para agregar todos os pontos de lotação. Ninguém imaginava que pudéssemos fazer um trabalho tão bom em tão pouco tempo, fizemos uma Festa das Marocas inesquecível e vamos fazer o Festival Jardim Cultural que, se Deus quiser, será sucesso total.

Blog Paredão do Povo: – Prefeito pela terceira vez, qual a diferença do político João Mendonça do 1º, 2º para o 3º mandato?
JM: – Hoje eu tenho mais liberdade de agir, hoje eu sou responsável 100% pela administração, nas indicações, ações, críticas. Do lado pessoal hoje sou um homem mais experiente, mais vivido, mais paciente.

Blog Paredão do Povo: – O assunto que vamos abordar é muito comentado nas redes sociais, porém nunca admitido, porque houve um afastamento do prefeito João Mendonça com o vice-prefeito Cristiano Cabeludo?
JM: – Bom meu caro, você tem que perguntar a ele, todos conhecem meu estilo, sempre trabalho para agregar e nunca desagregar. Eu cumpri tudo com ele, apesar de não haver o reconhecimento.

Blog Paredão do Povo: – João Mendonça é um homem que perdoa? Reaproximação entre você e o vice-prefeito é possível?
JM: – Claro que sim, eu sou uma pessoa sempre aberta, hoje mais experiente sei que estamos para os momentos bons e difíceis, independente com quem seja. Fomos eleitos com a proposta para mudar Belo Jardim, temos que colocar nossos projetos pessoais em um plano secundário. Estamos abertos para todos os políticos que queiram ajudar o projeto de mudar Belo Jardim para melhor.

Blog Paredão do Povo: – O vice-prefeito Cristiano Cabeludo usa as redes sociais para insinuar sobre sua administração, isso te incomoda?
JM: – Eu sou um homem que trabalho muito, me esforço muito, cuido com muito zelo da minha família que está em primeiro lugar, mas também cuido da minha segunda família que é Belo Jardim. Eu uso muito o facebook que é um instrumento que me aproxima da população, vejo críticas, solicitações, sugestões, elogios e sempre que posso levo meus conhecimentos de vida, em especial como devemos usar o poder da fé e do pensamento para termos uma vida mais feliz. O facebook é um instrumento aberto, cada um usa do jeito que acha.

Blog Paredão do Povo: – Faça uma avaliação dos Secretários escolhidos para trabalharem junto a você.
JM: – O meu secretariado e eu temos algo em comum, que é o desejo de acertar. Pegamos uma prefeitura numa situação muito difícil, mas eles são competentes, dedicados e  tem o comprometimento com o futuro da cidade.

Blog Paredão do Povo: – Qual o maior desafio da administração para aumentar a economia de Belo Jardim?
JM: – Tudo o que estamos fazendo. O país não precisa mais aquecer a economia pela compra e sim pelo investimento, quando se faz uma obra vai gerar recursos para cidade, festa também aquece a economia. Tivemos 4 anos perdidos com a administração passada e, abaixo de Deus, já estamos em menos de um ano colocando Belo Jardim dentro do eixo de desenvolvimento que vive o estado pernambucano com o governador Eduardo Campos.

Blog Paredão do Povo: – As administrações públicas, seus maiores desafios, são a Educação e a Saúde. Na sua gestão essas pastas são seus maiores desafios?
JM: – São sim, na saúde com UPAE Padre Assis, a Policlínica Professor Ulisses, A UPA dentro do Hospital, o CEO, SAMU, 6 novas Unidades Básicas de Saúde e a contratação de mais médicos para o Hospital Júlio Alves de Lyra, já mostra nosso compromisso com uma saúde de qualidade. Na Educação já fizemos muito e sempre teremos uma atenção especial para quem ensina e quem estuda, tudo isso parte por boa estrada, bom transporte, bom fardamento, bons professores, e vamos sim mudar para melhor os índices da educação.

Blog Paredão do Povo: – Como você avalia seus adversários políticos?
JM: – Eu tenho minha história política passada, firmada em muito trabalho, garra e vou continuar no mesmo empenho, uma história política com realizações e sucesso, então os vejo com muita humildade, eles de um lado e eu de outro e vou seguindo sem nenhum tipo de agressividade. Não vivo mais a política velha de Belo Jardim de ofensas, de ataques porque não constrói absolutamente nada, então hoje faço uma política com união para que Belo Jardim possa crescer com os políticos. Temos um grupo que administramos juntos a cidade, as vereadoras, Da Paz e Patrícia, Gilvandro Estrela, Vando de Ginaldo, Euninho, Tio do Pastel, Jairzinho, Claudemir e todos nós pensamos 24 horas Belo Jardim.
 
Blog Paredão do Povo: – Quem você vai apoiar para Deputados Estadual e Federal nas eleições de 2014?
JM: – Para Deputado Estadual Guilherme Uchoa, que tem me ajudado muito, trabalhando com muito empenho junto ao governo do estado, só para o Jardim Cultural 2013, ele conseguiu metade dos recursos. Para Deputado Federal Sérgio Guerra, que também tem o mesmo empenho para o nosso município.
 
Blog Paredão do Povo: – André de Paula também lhe ajudou muito, por quê você escolheu Sérgio Guerra?
JM: – Adoro André de Paula, Presidente do meu partido, e torço muito para ele voltar a ser Deputado Federal, no entanto antes de eu entrar no PSD, eu já contava com apoio político e pessoal do deputado Sérgio Guerra. Nossa cidade é grande e precisa de um Deputado Federal já com mandato para liberar emendas.

Blog Paredão do Povo: – Caso Guilherme Uchoa assuma o governo estadual, Isabelle Mendonça poderá ser sua candidata a deputada estadual?
JM: – Isabelle é uma pessoa que vive política, ajuda muito na nossa administração, além de ser uma pessoa muito querida, mas nós não trabalhamos com essa possibilidade, caso isso aconteça meu candidato será que ser identificado como o nosso projeto e ser indicado por Eduardo Campos, nosso governador.

Blog Paredão do Povo: – Suas aparições em redes sociais e eventos com seu filho Pedro é uma forma de prepará-lo para ser seu sucessor?
JM: – Eu estou sempre com meus dois filhos, hoje já não tenho tanto tempo para estar com eles como gostaria, mas eu preparo meus filhos para terem sucesso e felicidade, com garra e humildade. Acabei de dar um livro de presente a Pedro “o segredo”, que ensina o homem a pensar, assim ele terá sucesso que não quer dizer dinheiro, e sim felicidade. Preparo meus filhos para a vida.

Blog Paredão do Povo: – Como é hoje o relacionamento entre João Mendonça e Marcos Coca Cola?
JM: – Não sou uma pessoa que vive olhando para trás sempre olho para frente. Apesar de minha família e meus amigos terem sido perseguidos e até mesmo minha mãe ter sido humilhada no gabinete dele por ele e os líderes dele, na frente de dezenas de pessoas, como também minha cunhada, Ana Jatobá. Apesar de haver da parte dele e dos líderes dele, uma ação orquestrada para me tirar da política, eu desejo a Marcos, do ponto de vista pessoal, sucesso e saúde, porém tenho que registrar que com a administração Coca/Grupo Mendonça a cidade hoje sofre muito com a péssima administração do ex-prefeito.

Considerações Finais:
Agradeço a você Mamute e que Deus possa ajudar a todos nós para fazer com que nossa cidade seja orgulho para Pernambuco.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *