Paulo participa da abertura dos trabalhos legislativos da ALEPE

Ao participar da sessão de abertura da 19ª legislatura, na Assembleia, governador ressaltou a necessidade de interlocução entre os poderes

Ao fazer a leitura da mensagem do Executivo durante a reunião de instalação da primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta segunda-feira (04.02), o governador Paulo Câmara reiterou seu compromisso de contribuir para que as questões de maior relevância para a população do Estado continuem no foco principal dos debates. Segundo o chefe do Executivo, esse é o único caminho possível para que Pernambuco continue no rumo do progresso. Para isso, ele defendeu o diálogo permanente entre os poderes Executivo e Legislativo.

“Queremos trabalhar por um Pernambuco melhor. Temos muitos projetos a serem apresentados e que serão discutidos no Parlamento. Ouvir a oposição é importante, o contraditório, as críticas e as sugestões. Isso faz parte da democracia. Temos um governo que procura, a cada momento, aprimorar mais as políticas públicas em favor de Pernambuco”, cravou o governador.

Em seu discurso, Paulo elencou os principais avanços obtidos nos últimos quatro anos de gestão, que culminaram, em 2018, com Pernambuco figurando como único representante fora do eixo Sul-Sudeste na lista de Estados considerados eficientes, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Datafolha para o jornal Folha de S. Paulo. “Isso significou mais entregas em saúde, educação e segurança, utilizando menor volume de recursos financeiros, somando um valor superior a R$ 200 milhões aplicados no último ano em custos com a infraestrutura dessas áreas”, explicou.

O governador detalhou algumas das ações realizadas nesses eixos. Na Educação, em 2018, cerca de mil professores concursados foram convocados, completando um ciclo no qual foram nomeados mais de 4,6 mil docentes nos últimos quatro anos. Ainda no ano passado foi criado o programa PE no Campus, que oferece ajuda financeira para universitários estudarem longe de casa. Ele lembrou ainda que 6,5 mil alunos de escolas públicas já foram enviados para intercâmbio em outros países. Além disso, 57% dos estudantes do ensino médio da rede estadual já frequentam escolas de tempo integral.

Na mensagem aos deputados também foram listados os investimentos em saúde, direcionados em 2018 para a assistência hospitalar e ambulatorial, correspondendo a mais de 85% dos gastos na área. Também foram convocados novos profissionais, elevando para mais de 6,6 mil o número de nomeações de concursados desde 2015, a maior contratação de profissionais concursados para a saúde pública pernambucana em todos os tempos. No ano passado Pernambuco também registrou a menor taxa de mortalidade infantil de toda a sua história, inferior inclusive à média nacional.

No âmbito da segurança pública, o investimento do Governo em 2018 atingiu um patamar superior a 4,8 bilhões, o maior da história, além da nomeação de mais 4,5 mil profissionais nos últimos quatro anos, o que corresponde a 15% de aumento do efetivo policial. “O esforço e o trabalho eficiente possibilitaram a ampliação da infraestrutura e o aumento do aporte de recursos para inteligência”, ressaltou o governador. Os esforços resultaram na diminuição de 23,2% do número de homicídios em relação a 2017, representando a maior redução nos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) desde a criação do Programa Pacto Pela Vida, em 2007.

Paulo Câmara reiterou ainda que uma das maiores prioridades, desde o início da sua gestão, tem sido o investimento em Recursos Hídricos, que representou mais de 40% de tudo o que foi alocado pelo Governo somente no ano passado. Esse aporte possibilitou que mais de dois milhões de pernambucanos tirassem a lata d’água da cabeça e passassem a contar com melhorias no abastecimento. “Com muito zelo, rigor e gestão financeira conseguimos encerrar o ano passado pagando em dia a todos os servidores públicos e, mesmo com a crise, realizamos investimentos do Poder Executivo Estadual em um patamar próximo a 1,5 bilhão”, concluiu.

LIDERANÇA – Após a solenidade, o governador Paulo Câmara confirmou a permanência do deputado Isaltino Nascimento (PSB) na liderança do governo na Assembleia, função que o parlamentar socialista já vinha exercendo há cerca de dois anos. Ele também acompanhou a posse e o juramento dos suplentes Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB, que substituirão os deputados estaduais Aluísio Lessa e Rodrigo Novaes, licenciados do mandato para atuar no secretariado estadual. Acompanharam Paulo Câmara na solenidade os secretários Nilton Mota (Casa Civil), Sileno Guedes (Desenvolvimento Social), Fred Amâncio (Educação e Esportes) e Silvia Cordeiro (Mulher).

 

Fotos: Diego Nigro/SEI