Paulo Câmara participa de reunião com ministro Paulo Guedes e governadores

Titular da pasta da Economia frustrou governantes estaduais por não apresentar proposta concreta de recuperação fiscal para os Estados

 

BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (26/03), em Brasília, de reunião extraordinária do Fórum dos Governadores. O encontro, que contou a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, frustrou os gestores estaduais, que esperavam a apresentação, por parte do governo federal, de uma proposta efetiva de recuperação fiscal para os Estados, como havia sido sinalizado pela própria União.

“Não conseguimos avançar na reunião de hoje  porque o ministro não apresentou nada de novo. A expectativa era de que tivéssemos propostas concretas sobre a recuperação fiscal dos Estados, que é o tema mais importante para todos os governadores”, destacou Paulo Câmara. Entre os pontos que eram aguardados pelos governadores estavam uma possível proposta de revisão do atual pacto federativo e uma definição sobre a cessão onerosa.

No entanto, o ministro Paulo Guedes afirmou, na reunião, que o governo federal ainda elabora um plano de recuperação fiscal para os Estados. A proposta, segundo o titular da pasta de Economia, só deve ficar pronta em 30 dias.

Os governadores voltaram a ouvir do ministro um pedido de apoio às pautas de interesse do governo federal que estão tramitando no Congresso Nacional, a exemplo da atual proposta de Reforma da Previdência.

“Estamos abertos ao diálogo, mas temos uma posição muito clara: somos contrários à redução de direitos estabelecidos pela Constituição, à ampliação do período de contribuição do trabalhador rural e à diminuição do benefício do BPC. Pontos que atingem a fatia mais pobre da nossa população, podendo criar um Brasil ainda mais desigual”, alertou o governador Paulo Câmara.

Fotos: Eduardo Machado/SEI