Arquivo Publico Estadual de PE e Biblioteca Pública promovem Semana da Liberdade de Expressão

As duas instituições realizarão de 30 de abril a 7 de maio a Semana da Imprensa e da Liberdade de Expressão. Uma exposição temática e debates compõem a programação que tem como motivação ressaltar a importância da liberdade de expressão como direito fundamental da cidadania. Serão prestadas homenagens aos jornalistas Carlos Garcia, Abdias de Moura e Ronildo Maia Leite (in memorian), que marcaram sua atuação   profissional pela firmeza, coerência e respeito pela missão de informar a sociedade.

No evento de abertura, que será realizado às 19h da terça-feira (30/04), haverá palestra e debate com a participação dos professores Juliano Domingues e Luis Carlos Pinto, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, e do jurista José Paulo Cavalcanti,  enfocando os aspectos éticos, legais, históricos e culturais da liberdade de expressão, avançando para refletir sobre o tema no contexto de prevalência das mídias digitais. Durante este evento serão prestadas as homenagens a alguns profissionais cuja história de vida se confunde com a da imprensa em um momento importante da história do Brasil, que foi o regime ditatorial implantado em 1964. “Seria impossível nominar todos os que enfrentaram e sofreram com aquela conjuntura. Por isso, decidimos escolher alguns nomes para representar um conjunto amplo que tem grandes serviços prestados à democracia”, afirmou o diretor do Arquivo Público, Evaldo Costa.

A Semana da Imprensa e da Liberdade de Expressão se insere numa linha de atividades promovidas pelo Arquivo Público em parceria com outros órgãos da administração pública estadual de Pernambuco, caso da Biblioteca Pública Estadual, dirigida por Roberta Alcoforado. O objetivo dos eventos é promover a troca de ideias e experiências entre a clientela do Arquivo – professores, historiadores, estudantes jornalistas etc. – e a sociedade pernambucana sobre temas de grande relevância social.

@arquivopublicope @bibliotecapublicaestadualpe

SERVIÇO
O que é: SEMANA DA IMPRENSA E DA LIBERDADE DE EXPRESSÂO
Onde: sede do Arquivo Público
Rua do Imperador Pedro II, 371
Quando: terça-feira, 30/04
Horário: 19h
#democracia #liberdade #expressao #verdade #memória #história #homenagem