Concurso para preservação da água tem participação recorde de estudantes da rede estadual

Com lápis de cor na mão, criatividade e muita vontade de ajudar a preservar a água e o meio ambiente, a estudante Anna Jhulia Alves, de 10 anos, conseguiu transmitir sua mensagem para os amigos da escola, para a família e para a sociedade. A menina é a vencedora da categoria Desenho da quinta edição do Concurso Cultural Água: Juntos Vamos Preservar, cuja premiação ocorreu, ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, durante cerimônia no Shopping RioMar. O concurso é voltado para todas as escolas da rede pública de ensino em Pernambuco. “Um dia eu vi na TV que uma pessoa tinha ficado dois anos sem água em casa. Eu fiquei preocupada e vi que para ajudar o planeta eu poderia começar fazendo mudanças na minha escola e em casa. Por isso, desenhei formas de economizar e preservar a água para ela não acabar”, ensina a aluna do Colégio da Polícia Militar do Recife.

Neste ano, o concurso teve uma participação recorde de estudantes e escolas, com 256 trabalhos inscritos na competição – 112 trabalhos a mais do que a edição do ano passado – envolvendo 118 escolas do estado. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Secretaria de Educação do Estado e a ASA Indústria apoiam o concurso, que é realizado pelo Shopping Riomar. “Estamos muito felizes com os resultados e a participação dos estudantes no concurso, que só vêm aumentando. Isso mostra que, cada vez mais, o tema da sustentabilidade está chegando até os alunos, professores, gestores da educação. Eles são protagonistas nessa missão de ajudar o mundo a mudar e a pensar de forma consciente, com reflexões e boas práticas a partir das escolas”, disse a diretora de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Camilla Godoy.

O concurso cultural foi lançado em março deste ano, na ocasião do Dia Mundial da Água, com a abertura das inscrições nas categorias Desenho (Ensino Fundamental I), Vídeo (Ensino Fundamental II) e Projeto (Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos). A Compesa realizou ações educativas nas escolas sobre o uso sustentável e racional da água, estimulando a participação dos estudantes no concurso. Dos 256 trabalhos, 104 foram competiram na categoria Projeto, que teve o trio de estudantes João Paulo Paixão, Gabrielli de Carvalho e Luiz Fernando da Cruz vencedor com o Projeto Purifica. Os alunos colocaram em prática o projeto para construção de filtros biológicos no EREM Raimundo de Castro Ferreira, na cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe.

Os filtros, feitos com galões de água reutilizados e camadas de carvão vegetal, areia, algodão e brita, estão sendo utilizados para filtrar a água que seria desperdiçada nos dois bebedouros do colégio. “Quando os alunos tomam água, sempre tem um pouco que vai embora pelo ralo. Ao invés de ir para o esgoto, a água agora é usada para aguar a horta e os jardins suspensos da escola”, conta João Paulo, de 16 anos. Todos os trabalhos que conquistaram as três primeiras colocações nas categorias Desenho, Vídeo e Projeto estão reunidos em uma exposição no 4º Piso do Shopping RioMar, que fica em cartaz até o dia 12 de junho.