Paulo Câmara recepciona empresa aérea de cargas que aporta em Pernambuco

Paulo Câmara recepciona empresa aérea de cargas que aporta em Pernambuco

 

Com a chegada da Connect Cargo, o Estado se torna base do primeiro hub aéreo de cargas com voos internacionais no Nordeste

 

Transporte de cargas direto entre o Recife e diversos continentes. Essa é conexão prometida pela Connect Cargo, empresa de transporte aéreo de carga que começou a operar em Pernambuco nesta quinta-feira (27.06), recepcionada pelo governador Paulo Câmara no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre. A marca representa a primeira empresa aérea 100% cargueira estabelecida fora do eixo Rio-São Paulo. O Estado foi escolhido como sede das operações pela sua vocação para a logística e o transporte. O chefe do Executivo Estadual falou da satisfação com que celebra a chegada do grupo.

“É uma empresa renomada, com 12 anos de experiência nos Estados Unidos, que faz uma base importante aqui em Pernambuco. Vai ser um grande operador logístico para as empresas que atuam no Estado, mas também irá contribuir com o ir e vir de cargas de mercadorias de todo o Brasil, inclusive tendo interface com o exterior, ou seja, com os Estados Unidos e países asiáticos”, disse Paulo Câmara, acrescentando que a chegada de mais essa empresa se soma ao esforço para industrializar o Estado e promover a melhoria efetiva dos serviços, visando a superar a crise por meio de parcerias que gerem emprego e renda.

Recife conta com o principal terminal aeroportuário das regiões Norte e Nordeste, e foi escolhido como sede da gestão dos aeroportos nordestinos arrematados pela espanhola Aena. Com a decisão de colocar a base da Connect Cargo na capital pernambucana, o Aeroporto Internacional dos Guararapes amplia ainda mais seu protagonismo na geração de negócios. A expectativa é que, até 2020, sejam gerados pela empresa 240 empregos diretos, além de diversos postos indiretos.

Segundo Paulo Câmara, a relação de confiança entre o Governo do Estado e os empresários também foi determinante para a realização do feito. “Temos sempre o olhar da infraestrutura que é oferecida para se trabalhar aqui, a qualificação profissional, a questão fiscal e a boa relação entre o Governo e o setor privado, pois tudo que é devidamente pactuado é feito, como as políticas que possam atrair e avançar no desenvolvimento”, comentou o governador. Segundo o secretário Bruno Schwambach, que também esteve presente à solenidade, após negociação de dois anos o esforço desse investimento será relevante para o Estado.

“A partir daqui, do nosso Estado, a empresa pretende crescer, com o desafio de melhorar a nossa questão logística, que é uma vocação de Pernambuco, com a sua posição geográfica muito favorável na região Norte e Nordeste como um todo. E, no Nordeste, nós estamos falando de 56 milhões de pessoas, 28% da população brasileira, mas que só tem 14% do PIB. Isso permite que alguns empreendedores, como é o caso da Connect, tenham a oportunidade de desenvolver, a partir de Pernambuco, novos investimentos. Isso demonstra o potencial que Pernambuco tem”, explicou Schwambach.

O CEO da Connect, Rodrigo Pacheco, agradeceu o apoio do governador Paulo Câmara e da equipe do Governo, e explicou como vai funcionar a estrutura da empresa no Estado. “Foi uma decisão estratégica. Estudamos muito os outros Estados e, com o apoio que a gente teve por parte do Governo de Pernambuco, tomamos a decisão de nos estabelecer aqui. É uma matriz 100% pernambucana, com capital 100% nacional. A empresa começa a operação com dois aviões e o terceiro chegará até o final do ano. Toda a base e o centro de manutenção dos aviões será aqui no Estado”, comentou Pacheco.

O dirigente da empresa detalhou os planos futuros e parcerias que serão desenvolvidas aqui. “A Connect Cargo, neste momento, já gera mais de 80 empregos diretos. No segundo momento, quando tivermos o nosso Centro de Manutenção de Aeronaves aqui no Estado de Pernambuco, pois temos um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco, pretendemos gerar no mínimo 40 empregos para engenharia. A ideia é fazer o primeiro Centro de Manutenção de Aeronaves fora do eixo Rio-São Paulo”, finalizou.

Participaram do evento os secretários Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Gilberto Freyre Neto (Cultura) e Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial). O coronel Vareda representou o ministro da Secretaria do Governo Bolsonaro. Além deles, participaram o deputado estadual Diogo Moraes; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; a superintendente do Aeroporto Internacional do Recife, Elenilda Cunha; e o diretor de marketing da Embratur, Oswaldo Matos.

Fotos: Heudes Regis/SEI