primeiro sistema de armazenamento de energia desenvolvido no Brasil

Sistemas oferecem ainda mais segurança e inteligência no uso da energia para indústrias, estabelecimentos comerciais, de serviços e até para integração com parques eólicos e fotovoltaicos

27/05/2019

A Moura desenvolveu, em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), a primeira tecnologia inteiramente nacional para sistemas de armazenamento de energia. O produto que já encontra mercado em formação na América do Sul, tem potencial para quebrar os paradigmas da gestão energética nos próximos anos. Conhecido por sua definição em inglês, o Battery Energy Storage Systems – BESS, é a alternativa sustentável para redução das emissões de gás carbônico (CO2) e demais gases poluentes. E oferece segurança e inteligência no uso da energia para indústrias, estabelecimentos comerciais e de serviços. Apresenta-se ainda como estratégico para ampliar o uso de fontes renováveis de energia no Brasil, por apresentar perfeita integração e otimização entre as infraestruturas necessárias para os parques eólicos e fotovoltaicos, promovendo a mitigação da intermitência destas fontes de energia.

No início de 2019, o Brasil apresentava mais de 8 GW de potência instalada de geração a partir da queima de diesel por geradores que podem ser substituídos pelo BESS. O montante equivale a quase metade da capacidade de geração de Itaipu e não abarca consumidores que hoje não possuem alternativas próprias de geração. A mudança para o BESS, além do ganho ambiental, promove um retorno atraente do investimento, com uma redução de 50% até 100% nos custos de consumo de energia no horário de ponta – que podem representar cerca de 60% do custo total da conta de energia – pela possibilidade de autogestão e utilização de energia armazenada em um período de menor tarifa.

Com mais de 60 anos de experiência em acumulação de energia, a Moura oferece ainda o mais completo pacote de serviços, com um time de gestão dos sistemas, pronto para atender todo o Brasil e Cone Sul, capacidade de distribuição, equipe técnica para instalação e manutenção e, principalmente, dimensionamento e modelagem dos projetos de engenharia dos futuros clientes, de acordo com suas características específicas, além de dispor de um modelo de logística reversa consagrado, alinhado com diretrizes internacionais e promovido há mais de 35 anos.

“Os sistemas de armazenamento entregam inteligência e autonomia na gestão da energia. Terão um papel transformador no mercado energético, com a mesma amplitude dos smartphones para o mercado de telecomunicações. Não estamos oferecendo uma solução enlatada. O time da Moura hoje é capaz de elaborar todo o projeto do cliente, estabelecendo uma análise completa de sua demanda e uso energético.  E, uma vez instalado, atuamos na gestão permanente dos sistemas, auferindo os resultados e encontrando oportunidades de melhoria no desempenho”, destaca o diretor Geral Comercial de Baterias Industriais e Armazenamento de Energia do Grupo Moura, Luiz Mello.

Outro diferencial é que a tecnologia dos sistemas de armazenamento de energia Moura nasceu no semiárido nordestino a partir do trabalho do ITEMM, maior parceiro tecnológico da empresa no Brasil e único Instituto de Ciência e Tecnologia do País com foco exclusivo na Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Acumulação de Energia. “O desenvolvimento dessa nova solução, capaz de mudar a forma como entendemos o uso da energia hoje, vai muito além da química aplicada nos sistemas. Estamos falando de toda a parte de hardware e de uma série de softwares embarcados, dotando os BESS de inteligência artificial para controlar e comandar os acionamentos e despachos. Ele se torna o cérebro do sistema nervoso energético do cliente”, explica o Diretor Executivo do ITEMM, Spartacus Pedrosa.

Ainda de acordo com Mello, “A Moura está pronta para o atendimento das demandas de todos as aplicações, sintonizada no movimento de utilização global de energia limpa, mitigando impactos ao meio ambiente, viabilizando cada vez mais o uso de energias renováveis inclusive em sistemas isolados, como é o caso de Roraima. Estamos à disposição dos empreendedores para dispor da Energia MOURA em seus projetos.”