Comunidade quilombola de Conceição das Crioulas ganha novo sistema de abastecimento de água  

 O distrito de Conceição das Crioulas, primeira comunidade quilombola reconhecida em Pernambuco, com mais de 200 anos de história, acaba de ganhar um novo sistema de abastecimento de água. Agora no mês de julho, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia a fase de testes do sistema implantado para melhorar o fornecimento de água de quase dois mil moradores de Conceição das Crioulas e também de Murici, localidades situadas na Zona Rural de Salgueiro e Cabrobó, respectivamente, no Sertão de Pernambuco.

O empreendimento recebeu um investimento de R$ 5 milhões, recursos provenientes do termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional. O convênio prevê atender mais de 20 mil pessoas em 60 povoados e comunidades rurais de oito municípios do Sertão, que estão localizadas ao longo dos canais dos Eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco – situadas numa extensão de cinco quilômetros, para cada lado dos canais. O sistema de abastecimento de Conceição das Crioulas é o primeiro construído com esse objetivo. “Estamos muito felizes com a conclusão dessa obra que fará diferença na qualidade de vida para a população de Conceição das Crioulas, que contará com um atendimento mais eficiente e melhoria da oferta de água”, informou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

O sistema de Conceição das Crioulas funcionará de forma integrada ao Sistema Adutor de Salgueiro, por meio de uma adutora de água bruta, com 11 quilômetros de extensão, que transportará água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) construída na localidade de Murici, em Cabrobó. De lá, parte da produção será utilizada para abastecer a população de Murici, e parte seguirá por outra adutora de água tratada ao longo de 31 de quilômetros, até o reservatório na Vila de Conceição das Crioulas, com capacidade para armazenar 50 mil litros de água. O sistema também é composto por uma estação elevatória (bombeamento).

Hoje, Conceição das Crioulas é abastecida com muita dificuldade, em função da grande ocorrência de ligações clandestinas que desviam a água do sistema adutor antigo, reduzindo significativamente a vazão que chega ao distrito.