COMPESA INICIA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DE REDES DE ESGOTO

compesaA partir desta quinta-feira (7), as equipes da Compesa estarão nas ruas realizando a atualização de todo o cadastro do sistema de esgotamento sanitário existente. Além de fornecer o exato posicionamento das redes coletoras e poços de vista, o trabalho também irá fornecer dados cadastrais do sistema, como profundidade, materiais de composição da rede, diâmetros e situação das tubulações, por exemplo.

O diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, explica que a atualização do cadastro é fundamental para a operação do programa. “Esse é mais um passo para os novos projetos de esgotamento sanitário que serão desenvolvidos nos 15 municípios de abrangência do programa. É preciso entender a rede existente para podermos projetar as devidas correções”, diz. “Além disso, ter informações precisas e atualizadas sobre as redes que já existem auxilia diretamente a operação do sistema hoje”, completa Barretto.

A atualização do cadastro terá início no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Nas vias que apresentam tráfego mais intenso de veículos, os serviços serão realizados preferencialmente durante a noite, para minimizar o impacto no trânsito. “As equipes irão utilizar equipamentos de localização e outros de topografia que permitem a realização dos serviços com altíssima precisão. A captação das informações é rápida: cada equipe gasta, em média, 10 minutos em cada poço de visita”, explica Fernando Mangabeira, diretor executivo da Foz em Pernambuco. Ao todo, quatro equipes, totalizando 40 pessoas, trabalharão no cadastro.

O bairro de Boa Viagem foi escolhido para iniciar a ação por ser um dos que apresentam mais registros de atendimento em serviços de esgoto. A expectativa é que o trabalho dure 30 dias no local. Em seguida, o bairro de Brasília Teimosa será contemplado. Todos os municípios do programa Cidade Saneada receberão a atualização do cadastro de redes.

“Essas informações estarão disponíveis não só para a Compesa, mas para as prefeituras e empresas de serviços interligados. São dados que servem também para evitar transtornos em futuras interferências, pois a localização exata da rede de esgoto será conhecida de todos”, explica o diretor executivo da Foz. A empresa é responsável pela operação, manutenção, recuperação e ampliação dos sistemas de esgoto durante a duração do contrato.

CIDADE SANEADA – O programa Cidade Saneada é uma parceria público-privada, firmada entre a Compesa e a Foz, para os serviços de esgotamento sanitário dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife, mais a cidade de Goiana, na Mata Norte do Estado. O programa, iniciado no último dia 23 de julho, prevê que, em 12 anos, o índice de cobertura de esgoto dessa região saia dos atuais 30% para 90%, com 100% do esgoto tratado. O contrato tem duração de 35 anos.

 

Foto 1

 

Foto 2

 

Foto 3

 

Foto 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *