Lançamento de livro de Magno Martins, dia 25, vira tributo ao Sertão

 

Mais um artista confirmou presença no tributo ao Sertão que será feito no lançamento do livro Reféns da seca, de minha autoria, no próximo dia 25, às 19 horas, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras: Paulo Matricó. Ao som do violão clássico de Djalma Marques ele vai interpretar versos do próprio Djalma sobre o drama da seca.

O livro relata a rotina e a penúria de 120 personagens dos sertões euclidianos que nunca conseguiram superar as adversidades naturais advindas deste ciclo sem fim no semiárido.

A obra, prefaciada pelo cantor, poeta e compositor Maciel Melo, não fica restrita apenas à abordagem do drama social. Vai mais além e enfoca a experiência de Israel, que produz em pleno deserto, passando ainda pela Transposição da China, que tira seu projeto do papel, bem diferente do Brasil, onde a obra tende a ser um elefante branco.

Reféns da seca chega também com um primoroso texto do engenheiro José Arthur Padilha, ex-diretor regional do DNOCS, detalhando o projeto “Base Zero”, de sua autoria, que seria, sem dúvida, a grande alternativa para minimizar os efeitos da estiagem no Sertão.]

A orelha tem a assinatura da competente jornalista Lêda Rivas, com quem trabalhei no início da minha carreira nos anos 80, no velho Diário de Pernambuco.

Maciel Melo, que fez um belíssimo prefácio, vai cantar seus grandes sucessos na noite de autógrafos. Do meu pai Gastão Cerquinha, o mais apaixonado de todos os sertanejos pelo seu torrão natal, destaquei uma frase de sua autoria no livro que acho encantadora:

'Do meu Sertão, eu gosto até das pedras'.

Outros artistas, que cantam e decantam nosso Sertão, também darão uma canjinha, como Petrúcio Amorim, Maria Dapaz, Josildo Sá, Daniel Bueno e Ivan Ferraz.

Uma noite, portanto, imperdível! Agende já, monte sua caravana do Interior e venha para este grande tributo ao nosso Sertão!

Fonte: Magno Martins

   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *