Bolsonaro dá indireta a Huck: ‘Vou abrir a caixa-preta’

Apresentador teceu críticas ao governo Jair Bolsonaro e recebeu uma ‘ameaça’ do presidente de abrir a caixa-preta do BNDES. (Foto: Reuters/Leonardo Benassatto)

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Após crítica de apresentador, presidente prometeu abrir a “caixa-preta” do BNDES
  • Luciano Huck utilizou dinheiro de empréstimo do banco estatal para comprar jatinho em 2013

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na última quinta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que na segunda-feira que vem (19) vai abrir a “caixa-preta” do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e revelar quem comprou jatinhos com recursos do banco. A afirmação vem um dia depois de Luciano Huck dizer em evento que este governo é “o último capítulo do que não deu certo”.

No ano passado, o jornal a Folha de S. Paulo revelou que, em 2013, o apresentador comprou um jatinho particular da Embraer com um empréstimo de R$ 17,7 milhões.

  •  

O dinheiro veio do programa Finame, que segundo Huck é “um programa do BNDES de incentivo à indústria nacional, por isso financia os aviões da Embraer”. Ele contou, ainda, que o jatinho era usado duas vezes por semana para gravar o seu programa.

Na última quarta-feira (14), Luciano Huck esteve em Vila Velha, no Espírito Santo, para o debate “Futuro do Brasil”. Em sua fala, criticou o governo federal:

 “A gente precisa de gente nova na política, com todo respeito a esse governo. Esse governo foi eleito de maneira democrática. Mas eu não acredito que a gente está vivendo o primeiro capítulo da renovação. Para mim, estamos vivendo o último capítulo do que não deu certo”, afirmou.

Na transmissão ao vivo, Bolsonaro promete expor “gente que está dizendo que estamos no último capítulo do fracasso”. Ele se comprometeu também a mostrar casos de pessoas que não tiveram acesso aos benefícios do BNDES porque não eram “amigos do rei”.

Abrir a “caixa-preta” do BNDES era uma das bandeiras de campanha do presidente. Em junho, Bolsonaro demitiu o presidente do banco, Joaquim Levy, alegando que ele não se esforçou o suficiente para cumprir a meta.

No debate no Espírito Santo, Luciano Huck defendeu que a “sua geração” é responsável por enfrentar desafios como o combate à pobreza e a garantia de educação de qualidade.

A possibilidade de o apresentador concorrer à presidência em 2022 é tratada com discrição. Por enquanto, seus apoiadores avaliam que não é momento de Huck se apresentar como candidato.

No entanto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) já afirmou que o apoio ao empresário na disputa ao Planalto seria “natural”.