Paulo Câmara: “Não há prioridade maior do que a educação”

Governador inaugura prédio definitivo do campus da Universidade de Pernambuco em Serra Talhada, visando implantar novos cursos além do de medicina

SERRA TALHADA – Após vistoriar as obras do Hospital Geral do Sertão – Governador Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (16.08), o prédio definitivo do campus da Universidade de Pernambuco (UPE), que formou esta semana a primeira turma de medicina. O governador, inclusive, prestigiou a colação de grau dos 20 formandos, na noite desta sexta. A nova estrutura da UPE – que contemplará 24 cidades pernambucanas, além de estudantes dos Estados do Ceará, Bahia e Sergipe – recebeu um investimento de R$ 5,2 milhões. Paulo Câmara assinou, ainda, ordens de serviço para a implantação de sistemas adutores nos campus da UPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal Sertão de Pernambuco, beneficiando cerca de 14 mil alunos e funcionários.

“É importante destacar que, em meio a tantos desafios, estamos conseguindo avançar em sonhos antigos para a população de Pernambuco. Tomar a decisão de interiorizar o ensino superior e trazer cursos que exigem uma complexidade maior, como o de medicina, e esse sonho se tornar realidade depois de seis anos me deixa muito orgulhoso. Em breve, no inicio de 2020, o Hospital Geral do Sertão terá a primeira etapa entregue e será uma referência importante para o curso de medicina. Também vamos iniciar as residências medicas aqui em Serra Talhada e isso será importante para a fixação dos médicos no interior do Estado. Para mim, não há prioridade maior do que investir na educação”, afirmou Paulo Câmara.

O reitor da UPE, Pedro Falcão, registrou que o momento é de muita alegria e emoção com a interiorização da universidade. “Estamos dando a oportunidade de as pessoas do interior se formarem e se especializarem em suas cidades. O que era um sonho para muitos, hoje é realidade. Com certeza, nossa equipe vai trabalhar para trazer outros cursos superiores”, garantiu.

Atualmente, a unidade da instituição conta com 111 alunos matriculados e 21 docentes efetivos. A inauguração cria condições para a abertura de novos cursos, em especial na área de saúde, caminhando para transformar a região num polo médico. Com 3,3 mil metros quadrados, a nova unidade conta com biblioteca, auditório, área de convivência, almoxarifado, secretaria/escolaridade, laboratórios, salas de aula, salas de professores, sala de coordenação e sala de tutorias.

Entre os municípios beneficiados com a nova estrutura da UPE estão Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabrobó, Carnaíba, Caruaru, Ibimirim, Lagoa Grande, Limoeiro, Petrolina, Recife, São José do Egito, Serra Talhada, Surubim, São Lourenço da Mata, Santa Terezinha, Princesa Izabel, além dos estados do Ceará, Bahia e Sergipe (alunos matriculados); São José do Belmonte, Mirandiba, Carnaubeira da Penha, Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Betânia (municípios circunvizinhos).

O secretário de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa, frisou a importância de um ambiente universitário no interior do Estado. “Trazer a UPE para Serra Talhada foi um enorme esforço do Governo de Pernambuco. O que estamos fazendo é levar vida à vida das pessoas. Com essa nova estrutura, grandes profissionais da medicina surgirão para melhorar a qualidade da saúde pública da região”, pontuou.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI