Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lançará edital do Programa de doutorado (Dinter) em parceria com o IMIP

A pós-graduação Stricto Sensu formará doutores em Saúde Integral

A partir do próximo dia 21 de agosto, profissionais de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), poderão ter acesso ao edital do novo Dinter – Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Saúde Integral com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – (IMIP), na modalidade doutorado. As inscrições para o preenchimento das oito vagas acontecerá entre os dias 23 de setembro e 04 de outubro, já as atividades acadêmicas estão previstas para novembro de 2019, com duração de 48 meses.

Para a conclusão do Dinter, os futuros doutores em Saúde Integral precisarão atingir a carga horária exigida no Programa, entre aulas teóricas e práticas, ministradas no IMIP ou HCP, além de pesquisas nas áreas clínicas, epidemiológicas e translacionais do tratamento contra o câncer. Isso aumenta as chances de inserção dos centros de referência em oncologia da rede SUS de Pernambuco no cenário do ensino e de pesquisa em câncer no país e no mundo.

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) tem como objetivo formar recursos humanos de modo a ampliar a titulação dos docentes da instituição parceira, garantindo o mesmo padrão de qualidade do doutorado do IMIP.  “A realização do Dinter com o HCP é muito importante para as duas instituições, uma vez que estamos qualificando os recursos humanos em saúde integral  e em particular na oncologia, e que irá impactar o Sistema Único de Saúde do nosso Estado”, afirmou a superintendente de Ensino e Pesquisa do IMIP, Dra. Afra Suassuna.

O Dinter IMIP/HCP terá o IMIP, como instituição promotora, por meio da sua diretoria de Ensino  na pessoa do Prof.  Dr. João Guilherme Bezerra Alves e coordenação da Prof.ª Dra. Júlia Mello; já o Hospital de Câncer de Pernambuco, como instituição receptora, fica sobre a supervisão do Dr. Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP.

O programa propõe-se a formar Doutores que atuarão fortemente na consolidação do ensino, da pesquisa e da assistência à saúde. “Essa parceria reforça o planejamento estratégico do HCP, através da Superintendência de Ensino e Pesquisa, na formação de doutores e de um colegiado na instituição que possibilite futuramente a criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na área de oncologia do próprio Hospital de Câncer de Pernambuco (mestrado e doutorado)”, explica Dr. Guilherme Costa, assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa. Atualmente o nordeste não possui uma pós-graduação Stricto Sensu em oncologia voltada para o estudo de diversos tipos de neoplasias.

 

O edital já está disponível no site www.hcp.org.br e as inscrições acontecem entre 23 de setembro e 04 de outubro de 2019.

https://www.hcp.org.br/index.php/blog/91-hcp-comunica/650-hospital-de-cancer-de-pernambuco-hcp-lancara-edital-do-programa-de-doutorado-dinter-em-parceria-com-o-imip