Programa ALEPE nos municípios chega a Ribeirão

A cidade de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, conhecida como a ‘Princesa dos Canaviais”, receberá pela primeira vez, na próxima segunda-feira, o Programa Alepe nos Municípios, produzido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Criado para informar de maneira pedagógica o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo estadual, a iniciativa visa também mostrar os caminhos que o cidadão pode seguir para acessar os serviços oferecidos pela Casa e fazer sugestões.

Os encontros entre os deputados estaduais, os técnicos da Alepe e a população acontecem sempre em espaços públicos. A ideia, segundo os organizadores, é proporcionar uma maior interação com a comunidade escolar e atrair um maior número de participantes das cidades. O programa pretende ir aos 184 municípios pernambucanos. Já foram visitadas Timbaúba, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Nesta segunda, o evento acontecerá na Escola de Referência em ensino João Lopes de Siqueira Santos a partir das 13 horas.

Com grande inserção na região, o deputado Clóvis Paiva (PP) gravou uma mensagem convidando os moradores para participar do evento. Haverá palestras, exibições de vídeos e um jogo de perguntas e respostas para os estudantes a respeito do Poder Legislativo. “Pela primeira vez na história de Ribeirão vamos trazer o Alepe nos Municípios, ou seja, a Assembleia virá para participar de uma audiência pública em Ribeirão”, destacou o parlamentar.

O Alepe nos Municípios foi criado na gestão do presidente Eriberto Medeiros (PP) e tem como foco aproximar o Poder Legislativo estadual da população, desmistificando o papel dos deputados. Na avalição de Clovis Paiva, o programa possibilitará que a sociedade conheça o trabalho dos deputados, suas atribuições e limitações, além da população fazer críticas e sugestões.

“É importante conhecer qual a importância de um deputado no contexto nacional e estadual. Saber o que que ele (o político) pode fazer por você e sua família e o que o cidadão pode fazer para mostrar as coisas importantes que existem no seu município e o que não está sendo feito na sua região”, afirmou o parlamentar, acrescentando que, além de Ribeirão, será uma boa oportunidade para discutir as questões de toda a região.