Compesa programa obra para viabilizar melhorias na Estação de Tratamento de Água de Bezerros

Durante a execução dos serviços haverá falta de água por 60 horas na cidade

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem desenvolvendo ações para modernizar e ampliar a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, localizada no bairro Sítio Coelhos, no Agreste pernambucano. Para realizar a fase de interligações da rede de abastecimento à unidade operacional, será necessário paralisar o sistema de abastecimento de água por 60 horas, a partir das 6h da próxima terça-feira (17) até às 18h da quinta-feira (19). Sendo assim, a cidade de Bezerros terá o fornecimento de água suspenso nesse período.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Ricardo Malta, essa ação precisa ser realizada para ampliar em 130% a capacidade de tratamento da ETA Bezerros, passando dos atuais 160 litros, por segundo, para o volume de 370 litros, por segundo. A obra de ampliação da estação de tratamento recebe o investimento de R$ 9 milhões do Governo do Estado, através da Compesa e financiamento da Caixa (FGTS). A previsão é finalizar as intervenções no final deste ano. “Esta é uma iniciativa preparatória para receber a água que chegará a Bezerros por meio das obras hídricas estruturadoras da Adutora do Agreste e da Adutora de Serro azul, ambas em execução pela Compesa, e que resolverão de forma definitiva, em 2020, a questão da escassez de água”, explica o gerente.

Os serviços programados na ETA Bezerros são fundamentais para o funcionamento da estação em sua nova capacidade de tratamento. “Algumas interligações precisam ser feitas para que as novas estruturas, que estão sendo construídas, passem a ter o seu uso efetivo em 2020, garantindo mais água para o município, um dos mais importantes polos turísticos de Pernambuco”, informa Ricardo Malta.