Em 23 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Técnico Industrial

Em 23 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Técnico Industrial, profissão com mais de 30 mil trabalhadores nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe

Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Técnico Industrial, data alusiva à criação das Escolas de Aprendizes Artífices, pelo Decreto Presidencial Nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Na época, o Decreto do presidente da República, Nilo Perçanha, criou uma unidade essas escolas em cada uma das capitais brasileiras. Hoje são os conhecidos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs).

Os técnicos industriais compõem uma numerosa variedade de mais de 90 profissões, nas modalidades Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Minas e Geologia, Agrimensura, Arquitetura, dentre outras modalidades. De acordo com estimativas do sistema Confea/CREA de abril de 2018, há cerca de 30 mil técnicos em Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas.

Recentemente, a Lei Federal 13.639/2018 instituiu o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais, além do Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Agrícolas. O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03) representa esses profissionais nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe. O CRT-03 tem sede no Recife, capital do Estado de Pernambuco e é presidido por Jessé Barbosa Lira.

Uma das metas do Conselho Regional é propor ao Conselho Federal a criação de Resoluções que atendam aos milhares de técnicos que exercem a profissão sem a devida garantia legal, que o coloque no mercado de trabalho com reconhecimento, segurança e presteza no atendimento à sociedade.

ORIENTAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Por ser um dia que representa um número tão grande de trabalhadores e de reconhecida importância, O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região sugere aos meios de comunicação discutir com seus dirigentes as dezenas de aspectos da profissão, esclarecido ao público em geral sobre o trabalho e as responsabilidades dos Técnicos Industriais.