Por um novo pacto e mais parcerias*

Enfrentar os problemas corriqueiros e os desafios do futuro exige dos governos cada vez mais recursos. Com uma demanda crescente de serviços a serem prestados e com orçamentos engessados, contingenciar é a palavra de ordem.

União, Estados e Municípios, salvo raras exceções, estão comprometidos com as despesas obrigatórias e quase sem condições de arcar com as despesas discricionárias. A queda nas arrecadações, associado a sua má distribuição pelo pacto federativo atual tem deixado os gestores públicos com o pires na mão, apelando por empréstimos, antecipações e parcelamentos.
Destarte, a parceira tem sido e deve ser o lema dos entes federativos no exercício de suas gestões para vencer os constantes entraves. É trabalhando de forma conjunta que se reduz os gastos e de maneira eficiente realiza as ações necessárias.
Tão urgente quanto voltar a crescer economicamente que seja feito um novo pacto federativo, bem como a reforma tributária no sentido de reestruturar e redirecionar o que se arrecada por meio dos nossos impostos.

*Thallys Bruno é graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e membro da ABLA*