Do R7

Corpo de Bombeiros recebeu mais de 4.500 ligações e 400 pedidos de socorro desde 0h.  A recomendação é que a população evite sair de casa

Alagamento para as ruas da Zona Norte de São Paulo

Alagamento para as ruas da Zona Norte de São Paulo

ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A forte chuva que caiu durante toda a madrugada desta segunda-feira (10) sobre a cidade de São Paulo e a Região Metropolitana provoca alagamentos em vários pontos, desabamentos e quedas de árvores.

Leia também: Chuvas em SP: regiões do Estado entram em nível máximo de alerta

Por volta das 10h30 o número de pontos de alagamento registrados na cidade era 57, sendo 51 intransitáveis, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo. Por volta das 7h20 desta manhã, o número registrado eram 76 pontos de alagamento (68 intransitáveis). As regiões do Ipiranga, Butantã, Perus e Tremembé estão em estado de alerta. As demais regiões permanecem em estado de atenção.

“As precipitações estão se concentrando agora entre as zonas Oeste, Norte, Marginais, Centro, Sudeste e Leste pela capital paulista. Chove forte em Guarulhos. Há potencial para formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos”, informou o CGE.

Leia também: Chuva forte em SP provoca paralisação da Linha 9-Esmeralda

O rio Tietê transbordou, interditando as pistas junto às pontes do Limão, da Casa Verde e Freguesia do Ó. O motorista também não consegue trafegar na marginal do Pinheiros, junto às pontes Cidade Universitária e Jaguaré. Foram registrados ainda transbordamentos dos córregos Perus (zona norte), do Lageado (zona leste), do Ipiranga (zona sul), e do Pirajussara (na zona oeste).

O Corpo de Bombeiros informou que, desde o início da madrugada até as 9h30, foi acionado para 36 ocorrências de desabamentos, 320 de enchente e 47 de quedas de árvores. Não há registros de vítimas. A corporação recebeu mais de 4.500 ligações desde 0h e 400 pedidos de socorro.

Leia também: Temporal faz Tribunal de Justiça de São Paulo suspender atividades

O policiamento foi reforçado nos principais terminais de transporte público e em pontos de alagamento – o helicóptero Águia 6 resgatou uma pessoa na Marginal Tietê e também atende chamados em Barueri e Carapicuíba.

Segundo o CGE, a chuva forte é provocada por áreas de instabilidade associadas à chegada de uma frente fria. O tempo deve permanecer instável pelas próximas horas, com termômetros oscilando entre 24°C no início da madrugada e 18°C no fim da noite. Na terça-feira, o céu ainda fica encoberto e com chuvisco ocasional na Grande São Paulo. A temperatura permanece em declínio, com mínima de 17°C e máxima de 21°C.

Transporte

A chuva também provoca transtornos na operação dos trens da CPTM no início desta segunda-feira. A Linha 9-Esmeralda não está operando em quase toda a extensão, da estação Osasco até a Santo Amaro. A CPTM informou que o sistema Paese já foi acionado e que os ônibus ainda estão sendo aguardados.

A linha 8-Diamante, onde trens ficaram quatro horas com a circulaçao paralisada, agora funciona normalmente. Todas as linhas do Metrô-SP operam sem restrições.

Há interrupção total ou parcial na circulação dos ônibus da EMTU nas marginais Pinheiros e Tietê e nos municípios de Guarulhos, Taboão da Serra, Osasco, Itapevi, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Cajamar e São Vicente.