Mito: Quando se raspa a cabeça, o cabelo cresce mais forte

A sensação de que os cabelos crescem mais fortes depois de raspados é pura ilusão de ótica. O que acontece, na verdade, é que raspar ou cortar o cabelo bem curtinho estimula seu crescimento logo em seguida. Trata-se de uma reação natural do organismo – ele se esforça para colocar sua cabeleira no tamanho certo novamente. É por isso que, quando se passa a máquina na cabeça, o cabelo cresce mais rápido do que cresceria após um corte menos radical.



A mesma coisa ocorre na depilação das pernas com lâmina de barbear. Nesse caso, porém, a sensação de que os pelos crescem mais fortes em seguida vem da comparação com outros métodos de depilação, que arrancam os pelos desde a raiz. "Quando são raspados com lâmina, a base deles permanece íntegra, ou seja, uma parte permanece dentro da pele. Ao crescer novamente, continuam de onde foram raspados, mas com a mesma espessura de antes", explica Luis Fernando Tovo, dermatologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). "Mas, se o pelo é arrancado com raiz e tudo, um novo começa a crescer. Como pelos novos têm a ponta mais fina, dá a impressão de que eles ficaram mais fracos."



Resumindo: cortar ou raspar o cabelo não altera sua genética. E é ela que determina qual será a espessura, a resistência e a estrutura dos fios. Isso vale também para tinturas, alisamentos e tratamentos cosméticos que prometem uma revolução capilar em sua cabeça. O fio de cabelo é um tecido morto, como as unhas. Sua estrutura só pode ser alterada por processos que venham de dentro para fora do organismo humano – como a reação desencadeada por uma quimioterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *