PSB e PSDB criticam crescimento “medíocre” da economia

 

Reuters.

Os dois prováveis adversários da presidente Dilma Rousseff (PT) na eleição de outubro criticaram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado, divulgado nesta quinta-feira (27), apesar do resultado ter surpreendido o mercado positivamente. O governador Eduardo Campos (PSB) considerou o resultado "medíocre" e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ressaltou que o país teve desempenho abaixo dos demais países emergentes.

A economia brasileira cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2013, na comparação com os três meses anteriores, e fechou o ano com crescimento de 2,3%. O resultado foi comemorado por integrantes do governo, que ressaltaram a trajetória de aceleração gradual da atividade econômica.

O desempenho contribuiu, por exemplo, para que o dólar fechasse a sessão no nível mais baixo ante o real em dois meses e para a alta de mais de 2% do Ibovespa.

"Apesar de um desempenho geral um pouco melhor do que o projetado pelos analistas, o comportamento do PIB nacional medido pelo IBGE não representa uma efetiva recuperação ou retomada do crescimento da economia brasileira e continua sendo, no acumulado dos últimos três anos, o menor entre as principais economias emergentes", ressaltou Aécio.

"Do ponto de vista geral, o potencial de crescimento da economia reduziu-se efetivamente, fenômeno que não pode ser mais 'terceirizado' e debitado na conta da crise internacional ou de outros acasos. Representa queda estrutural do potencial de nossa economia em produzir um futuro melhor para os brasileiros, em função dos erros de política econômica que se acumulam nos últimos anos", afirmou Eduardo, para classificar, em seguida, o desempenho da economia de "medíocre" e para acusar o governo de buscar compará-lo ao desempenho econômico de países que estão "mal das pernas".

"Não adianta vir com o velho truque de selecionar outros países mal das pernas e dizer que estão piores do que nós. […] O Brasil precisa parar de festejar a mediocridade, precisa parar de pensar pequeno. Nossa vocação é pensar grande, é trabalhar para que os grandes sonhos e projetos do povo brasileiro virem realidade. É nisso que acredito", completou o governador.

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *