Prefeitura de Belo Jardim divulga edital para concurso de guarda municipal

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec), divulgou, hoje, o edital Nº 001/2023, que do concurso público para o cargo de guarda municipal. O objetivo do concurso é conceder proteção municipal preventiva. Isto é, através da presença e patrulhamento ostensivo, os guardas são os responsáveis por defender o patrimônio público, composto, por exemplo, por praças e monumentos, bem como zelar pelo bom convívio social em ambientes públicos.

Ao todo, serão 15 vagas para chamamento imediato e outras 15 para cadastro reserva. O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contado a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da administração pública municipal, ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. As etapas do certame são: avaliação objetiva e discursiva, exames de saúde, psicológico e físico, investigação social e, por último, o curso de formação.

Antes da nomeação ao cargo de guarda municipal, o candidato será submetido a curso de formação técnico-profissional, nos termos da Lei Municipal nº 3.408/2022. O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano (Instituto ACCESS), obedecidas às normas do edital.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Internet, até às 23h59 do dia 09 de julho deste ano, no site: www.concursos.access.org.br/informacoes/64/. Após a solicitação ser atendida, o candidato deve realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 125. O edital completo do certame está disponível no botão “Publicações de Editais”, situado na página