Evaldo Costa homenageia grandes nomes da luta camponesa

evaldo

De acordo com projeto nacional de memória e verdade sobre as lutas camponesas no Brasil, a Fundação João Mangabeira, sob a coordenação do jornalista Evaldo Costa, militante e ativista dos direitos humanos, editou o livro “Palavra acesa – Memórias da luta camponesa”, no qual são homenageados e tomados depoimentos de vinte e cinco personalidades que vivenciaram e vivenciam as lutas camponesas, destacando-se entre eles, Gregório Bezerra, Francisco Julião, Agassiz Almeida e Elizabeth Teixeira.

A programação foi organizada para o lançamento da obra em diversas cidades do país. Na última quarta-feira (21), ocorreu o evento de lançamento no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, presidido pelo escritor e autor do livro, Evaldo Costa, que contou com as presenças dos governadores Eduardo Campos (PSB) e Ricardo Coutinho (PSB).

Abrindo a solenidade, Coutinho ressaltou a importância deste livro como um resgate histórico das lutas camponesas lideradas por vultos da dimensão dos homenageados pela obra. “Estes líderes me apontaram caminhos que no exercício do meu governo procuro trilhar, como o projeto de reforma agrária que estamos executando em Alagamar e Itabaiana. O governo voltado para os interesses coletivos deve ouvir e atender as aspirações dos homens do campo, pois são eles que trazem alimento para a mesa dos brasileiros”, disse.

Responsável pelo encerramento do evento, o presidenciável Eduardo Campos destacou a importância da implantação de uma política de reforma agrária eficiente.

“A implantação de uma autentica reforma agrária deve se ajustar a um processo de total apoio ao homem do campo, desde a posse da terra até boas condições de trabalho para fazê-la produtiva. O livro de Evaldo Costa, além de colher o depoimento de personalidades que abraçaram as lutas camponesas, homenageou vultos da nossa história recente, como Gregório Bezerra, Elizabeth Teixeira e Francisco Julião”, disse Eduardo.

  Escrito por Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *