DestaquesPrincipais Notícias

Prefeito de Pesqueira é afastado em operação policial  por suspeita de fraudes em licitações

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quinta-feira (3) a operação “Pactum Amicis”, que investiga supostas fraudes em contratos públicos. O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru, é um dos alvos da ação, que também envolve o vereador Pastinha Xucuru, Roseli, responsável pelas licitações municipais, e Janailson, empresário do setor de veículos. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão, mas ainda não foram confirmadas prisões.

O prefeito foi afastado do cargo por 30 dias, mas, em nota oficial, alegou tratar-se de uma perseguição política e negou qualquer envolvimento com irregularidades. Segundo ele, as investigações dizem respeito ao ano de 2021, período anterior à sua administração. Sua defesa afirmou que já tomou medidas jurídicas para reverter a decisão e destacou que não há ilegalidades na gestão atual.

A atual administração se pauta na seriedade, na lisura dos processos e no compromisso com o povo pesqueirense. Seguiremos colaborando com as investigações, certos de que nenhum ato da gestão ou do prefeito será desabonado“, afirmou Cacique Marcos em sua nota.

As investigações seguem em andamento, com a Polícia Civil coletando provas sobre possíveis fraudes em processos licitatórios. A defesa dos investigados nega qualquer irregularidade e se comprometeu a colaborar com a Justiça. Nos próximos dias, o Tribunal de Justiça de Pernambuco decidirá se o afastamento do prefeito será mantido ou se ele poderá retomar o cargo. MAIS NOTÍCIAS…