Prefeitura de Belo Jardim abre inscrições para oficina sobre criação e envio de projetos culturais
A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, está com inscrições abertas para a oficina “Agora tudo é um projeto?”, voltada para os fazedores de cultura do município. A iniciativa integra a programação da 2ª edição do Abril para Cultura e tem como objetivo ensinar como elaborar e submeter projetos em editais como a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), entre outros.
A oficina será ministrada por Aline Sou, mulher afroindígena e natural de Belo Jardim. Ela é fazedora de cultura e arte, produtora cultural, performer, dançarina, comunicadora e mestra de cerimônia. Idealizadora da Emoriô Comunicação, atua promovendo o protagonismo da mulher negra na comunicação e realiza formações e vivências que fortalecem e ampliam sua trajetória artística, intelectual e religiosa.
A atividade parte de uma abordagem crítica, afetiva e prática sobre a construção de projetos culturais, artísticos e criativos para o Funcultura. A oficina propõe desmistificar o universo da elaboração de projetos, especialmente para pessoas que atuam nas coletividades, movimentos e saberes populares e descentralizados. A metodologia é construída em três eixos: vivência e escuta ativa; troca de ferramentas e referências; construção e elaboração.
As aulas acontecerão de 28/04 a 02/05, às 19h, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, localizada na Praça Desembargador João Paes, Centro – Belo Jardim. Haverá certificação com carga horária total de 15 horas, sendo necessário cumprir 75% da carga horária. As inscrições estão sendo realizadas por meio de formulário digital, disponível no link: