Belo JardimDestaquesPrincipais Notícias

Prefeitura de Belo Jardim realiza 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa e discute políticas públicas para a categoria

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Belo Jardim realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Assistência Social, e serviu como um espaço para o poder público e a sociedade civil discutirem políticas públicas eficazes para a categoria.

Fico muito feliz em ver esse espaço cheio de jovens que estão na melhor idade. Nesses 4 anos e 4 meses em que estou como gestor, dei uma atenção especial às pessoas idosas. Foram vocês que construíram Belo Jardim, e é justo e necessário que o poder público dê uma atenção especial a todos vocês. Essa conferência abre espaço para que a gente entenda a real necessidade de cada um de vocês e trabalhe em cima disso. Participem! Opinem! A voz de vocês é importante”, disse o prefeito Gilvandro Estrela durante o discurso de abertura.

A conferência aconteceu no Hotel Asa Branca e contou com a presença de representantes do Governo do Estado; de participantes do Grupo Idoso Ativo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social; do Grupo Girassol, do Sesc Ler Belo Jardim; de representantes da sociedade civil; e de demais servidores públicos municipais. A junção de pessoas idosas que têm lugar de fala sobre suas vivências contribuiu para que a conferência alcançasse êxito em seu objetivo. Outro ponto a destacar foi a expectativa de público superada: a secretaria estimava cerca de 150 participantes, mas o evento contou com mais de 200 pessoas, o que comprova o engajamento social das pessoas idosas do município na construção de um futuro melhor.

Registramos a importância desse momento como um espaço de discussão, diálogo e proposição. Para que pudéssemos estar aqui hoje, foram realizadas cinco pré-conferências, tanto nos CRAS quanto no CREAS. Chegamos aqui com ideias e propostas para a necessidade de reformulação das políticas públicas municipais. O objetivo desse espaço também é reconhecer a longevidade da nossa população. De acordo com o Censo de 2022, tivemos um crescimento significativo de pessoas idosas. Com isso, o espaço da conferência reforça a importância de propor a revisão e legitimação das reais necessidades da pessoa idosa, para que sejam levadas às esferas estadual e federal e transformadas em políticas públicas eficazes para esse público”, finalizou a secretária de Assistência Social, Adriana Perboire.