DestaquesPrincipais Notícias

Em novo encontro com prefeitos, Governo de Pernambuco faz acompanhamento de ações em cidades que podem ser afetadas pelas chuvas

O Governo de Pernambuco promoveu, na noite deste domingo (18), uma nova reunião de monitoramento com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e do Agreste. O encontro ocorreu de maneira virtual em continuidade ao trabalho de monitoramento dos possíveis eventos que podem ocorrer nas três regiões em decorrência das chuvas. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou o estado de atenção diante da previsão de chuvas de intensidade moderada a forte.

“Nós estamos nos antecipando e orientando os municípios para mitigar os possíveis eventos que podem ocorrer em decorrência das chuvas. A sala de situação segue monitorando por 24h todas as regiões do Estado, sobretudo Região Metropolitana e Zona da Mata Sul. Neste domingo, a Apac também incluiu o Agreste neste aviso meteorológico e, por isso, convocamos os prefeitos para também receberem as orientações dos órgãos competentes”, destacou a vice-governadora Priscila Krause, que representou a governadora Raquel Lyra na reunião.

Durante o encontro, a Apac apresentou um panorama sobre o sistema que ainda está atuando no estado. A previsão indica estado de atenção com possibilidade de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e com intensidade moderada no Agreste.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Clóvis Ramalho, deu orientações aos prefeitos e reforçou que o órgão segue em alerta. “Temos feitos cursos de capacitação para que as Defesas Civis dos municípios estejam atentas em sua gestão de risco e gerenciamento de desastres. Também alertamos para o cadastramento da população que mora em locais de risco para receberem comunicados dos órgãos competentes”, afirmou.

INVESTIMENTOS – Entre as obras do Governo do Estado que buscam reduzir os impactos das chuvas, está o Sistema de Controle de Enchentes e a conclusão das barragens de Panelas II e Gatos. Juntas, elas somam mais de R$ 500 milhões em investimentos para beneficiar diretamente milhares de famílias em áreas historicamente afetadas pelas chuvas. As barragens de Igarapeba, Barra de Guabiraba e Engenho Pereira, no Rio Jaboatão, estão em processo de licitação.

Na Região Metropolitana do Recife, o destaque é para a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, obra que se arrasta por mais de 10 anos. Em 2023, no início da gestão, somente um contrato estava ativo para a conclusão do projeto, e hoje são seis contratos em andamento, com previsão de entrega até junho de 2026.

Já em Jaboatão dos Guararapes, em Jardim Monte Verde, as obras de contenção de encostas receberam um investimento de R$ 51,8 milhões e já avançaram em mais de 30%. As intervenções irão beneficiar diretamente mais de 5 mil pessoas residentes na localidade.

Estiveram presentes na reunião os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Eduardo Vieira (secretário chefe de Gabinete), Gilson Monteiro (Educação), Túlio Vilaça (Casa Civil), Zilda Cavalcanti (Saúde), Daniella Brito (executiva de Imprensa), Francisco Sena (executivo de Desenvolvimento Urbano). Também participaram o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Melo; os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli; e da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres.

Participaram da reunião os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Mirella Almeida (Olinda), Ramos (Paulista), Fátima Borba (Cortês), Dió Filho (Riacho das Almas), Thiago de Miel (Xexéu), Júnior de Beto (Palmares), Dra. Cátia (Jataúba), Ridete Pellegrino (Jaqueira), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Araújo (Amaraji), Barbosa (São José da Coroa Grande), Edmilson da Bahia (Correntes), Dona Graça (Catende). As prefeituras do Recife, Abreu e Lima, Sirinhaém, Moreno, Jupi, Água Preta, Caruaru, Bezerros, Lagoa do Ouro, Tupanatinga e Vitória de Santo Antão enviaram representantes.