Mendonça apresenta emendas à MP dos Médicos

O deputado Mendonça Filho (DEM) apresentou 22 emendas alterando o texto original da Medida Provisória 621, que cria o programa “Mais Médicos”, lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT) e que tem por objetivo facilitar a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil e ampliar em dois anos os cursos de medicina.

Entre as alterações propostas pelo democrata, está a instituição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) expedidos por universidades estrangeiras e retirar da medida provisória a proposta de ampliação do curso de medicina em dois anos, remetendo-a a um projeto de lei a ser discutido no Congresso Nacional.

Das 22 emendas apresentadas por Mendonça Filho, 15 acataram, integralmente, as sugestões de entidades médicas nacionais recebidas através do Cremepe.  As demais resultaram de sugestões de médicos pernambucanos como Hildo Azevedo, Ennio Cantareli, Guilherme Robalinho, Ricardo Lima, Tito Barros Correia e Geisa Macedo, que têm ampla experiência na área da saúde pública.

“Analisei todas as propostas com a equipe técnica da Câmara dos Deputados e decidi acatá-las. O problema da saúde no Brasil não pode ser resolvido com uma medida provisória, numa discussão ‘a toque de caixa’. O governo Dilma não pode transferir para os médicos a responsabilidade por anos de descaso”, afirmou Mendonça.

O deputado lembra ainda que, nos últimos dez anos, período em que o Partido dos Trabalhadores esteve à frente do país, houve redução de investimentos proporcional ao PIB na área de saúde e uma clara transferência de responsabilidade para estados e municípios, que estão assumindo o ônus pelo caos na saúde. “O problema da saúde no Brasil não se restringe a oferta de médicos, mas a toda uma estrutura que vai do reforço de profissionais como enfermeiros, biomédicos e fisioterapeuta, da melhoria da estrutura física e de equipamentos, passando pela garantia de exames em tempo hábil e acesso a medicamentos.”

  Escrito por Magno Martins,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *