Atentado contra Trump: o que se sabe até agora e estado de saúde do ex-presidente
No último sábado (13), o pré-candidato à presidência dos Estados Unidos sofreu uma tentativa de homicídio durante comício na Pensilvânia
No sábado (13), durante um comício na Pensilvânia, o pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, foi socorrido às pressas com o rosto ensanguentado após sons de tiro.
O ex-presidente sofreu um atentado enquanto discursava a seu público eleitor. O episódio tem sido investigado como tentativa de homicídio.
O atirador, identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, 20 anos, estava fora do comício e foi localizado e morto a tiros pelos agentes americanos. Ele estava registrado como membro do Partido Republicano, o mesmo que Trump.
Além do atirador, um espectador do comício morreu e outro ficou ferido.
Estado de saúde de Donald Trump
O Comitê Nacional Republicano (RNC) publicou uma nota informando que Donald Trump está bem e agradecido pela ação dos agentes de segurança.
O tiro que o atingiu rasgou a parte superior da orelha direita.
A nota do Comitê Republicano acrescenta que o candidato planeja retornar logo a eventos públicos, mais precisamente em Milwaukee, onde deve ocorrer o comício que definirá o candidato do partido às eleições presidenciais de 2024.
O atirador
Thomas Matthew Crooks, 20, foi identificado como autor dos disparos. Ele residia em Bethel Park, Pensilvânia, há 70 km de distância de Butler, onde ocorreu o comício.
Testemunhas avistaram um homem com um rifle de assalto se arrastando por telhados a 200 metros de Trump. É possível confirmar esta versão em vídeos do momento que circulam pela internet.
Pouco mais de uma hora depois do atentado, a polícia confirmou a morte do autor dos tiros.