DETECTADAS IRREGULARIDADES NA CÂMARA DE VEREADORES DE BELO JARDIM-PE, DIZ NILTON SENHORINHO

NEN

QUEM TEM TETO DE VIDRO…

“Todos aqueles que têm responsabilidades devem servir o povo e não servir-se do povo”

– Dom Luis Artemio Flores Calzada –

Bispo da Diocese de Tepi – México.

 

Completando a frase, proferida em sua fala sobre a abertura da campanha eleitoral mexicana, o religioso ainda completou dizendo que “quando se trata de política, as pessoas geralmente pensam na corrupção. No entanto, eu acho injusto generalizar, porque há entre os políticos pessoas com princípios e valores” e , nesse sentido, o bispo convidou a população a escolher bem entre aqueles que têm uma boa conduta de vida.

***********************************

Ainda no primeiro semestre de 2013, enquanto este que vos escreve se empenhava para organizar a secretaria de educação e dar vazão às suas ações e necessidades, fui surpreendido por um forte discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal, então aliado ao executivo, que versava sobre a saída de uma das diretoras de departamento da secretaria.

O tal discurso, carregado de apoio à diretora, veio dias depois de o mesmo orador ter derramado críticas e mais críticas contra a mesma, exigindo providências quanto a uma suposta ação daquela para se promover politicamente dentro do que ele chamava de seus ‘redutos eleitorais’.

Entendi, àquele momento, que se tratava de um movimento visando ganhar a simpatia da diretora para a causa do ‘cabeludos’, a quem sempre vi com um desejo insaciável de galgar um poder absoluto. Isso, infelizmente, faz parte da política desde a antiguidade.

Passados já tantos meses, me deparo com uma notícia nada animadora para Belo Jardim: o Tribunal de Contas recebeu denúncia com pedido de investigação contra a Câmara Municipal de Belo Jardim por várias práticas vedadas ao poder público.

Tive acesso ao inteiro teor da denúncia e, aqui, o exponho aos belo-jardinenses. Entre outras denúncias (tudo documentado), estão essas:

1-     Contratação irregular de prestadores de serviços sem licitação, com valores acima do permitido;

2-     Pagamentos de diversos serviços antes que estes fossem executados, conforme determina a Lei;

3-     Fragmentação de serviços para burlar a licitação;

4-     Consumo de aproximadamente 1.000 (mil) litros de gasolina por mês com os veículos da câmara, que realizam apenas serviços administrativos;

..combustivel

Pagamentos de SERVIDORES como prestadores de serviços para burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal;

  6-     Contratação de blogueiro como assessor de imprensa – aqui abro um comentário: conhecemos o blogueiro Luis, do blog Jardim do Agreste. Eu pergunto se alguém aqui já o viu organizando uma coletiva de imprensa para a Câmara, divulgando uma nota oficial daquela casa, ou se ele recebe ou repassa informações aos órgãos de imprensa sobre os atos do legislativo (vou nem questionar se ele é registrado nos órgãos representativos da classe para poder desempenhar tal função). O que nós sabemos, de fato, é que ele mantém um blog que defende descaradamente a candidatura do irmão do presidente da Câmara. E é pago com o DINHEIRO do povo. Tá ai a prova.;

.jor

7-     Promoção pessoal em propagandas pagas com recursos públicos, que é expressamente proibido. Todos os meses o nosso DINHEIRO paga para que o senhor presidente apareça em um jornal da cidade, para se promover. Os recursos públicos só podem ser usados para divulgar atos administrativos, sendo totalmente proibida a divulgação de atos pessoais e, principalmente, fotos dos administradores. Quem quiser se promover deve fazê-lo com seu próprio dinheiro. Não é este o caso. Eis as imagens, que não me deixam mentir. E vejam que no jornal o presidente fala na primeira pessoa, mas no portal da transparência o registrodo pagamento é feito como sendo de “divulgação de atos do legislativo”.

Esses fatos apontados já são suficientes para ensejar uma auditoria minuciosa pelo TCE. É fato.

Entretanto, como se não bastasse tudo isso, o mais gritante dá-se pela denúncia do uso indevido dos veículos da Câmara Municipal para uso particular.

Há na denúncia vídeos mostrando o uso dos carros para passeio da família do presidente da câmara, com sua esposa guiando o mesmo, indo ao comércio e etc. (não postarei nenhum vídeo aqui, em consideração às crianças que aparecem neles).

Fico pensando comigo se essa gente pensa mesmo que ninguém presta atenção nisso.

E me pergunto também o que eles pretendem galgando os cargos públicos. Quererão o bem comum, ou o bem próprio?

Até o ano passado o pai dos ‘cabeludos’ recebia o bolsa família. Não há crime nenhum em tal fato. É direito de quem precisa. Entretanto, naquele período, o senhor que precisava do auxílio bolsa-família era, ao mesmo tempo, pai do vice-prefeito, do presidente da câmara municipal, e da secretária de indústria e comércio do município. Então, das duas, uma: ou ele não precisava do auxílio, ou era desassistido pelos filhos.

O que quero, mesmo, com essa publicação, é lançar algumas perguntas à comunidade belo-jardinense:

“Será a origem humilde de alguém argumento supremo para que nos calemos diante de atos impróprios?”

“Serão honestas as intenções de gente que usa descaradamente os bens públicos em benefício próprio, como se fossem bens particulares?”

“Ficaremos calados e inertes frente a esses que querem galgar os altos postos públicos a qualquer custo?”

“Seremos permissivos a ponto de não exigir dos demais vereadores que se manifestem a respeito das denúncias?”

Ora! Quando o vereador fazia seu forte discurso contra a minha gestão na educação, ele apenas queria ganhar mais um reforço para o projeto dos cabeludos, que é o de comandar a cidade. Se para benefício do povo, ou deles próprios, os fatos até aqui podem indicar bem a resposta.

Da minha parte, ‘nobre’ vereador, recebi a missão de pôr a secretaria de educação em ordem para bem funcionar e tinha, como principal meta, elevar os índices do município no IDEB. Ao lado de uma equipe magnífica, realizamos o intento. Coisa que não teria alcançado se não tivesse tirado da secretaria gente da sua tropa, que trabalhava diariamente para atrapalhar o andamento de ações, ou para, simplesmente, mostrar ‘quem mandava’. Felizmente, venceu o bom senso e os cabeludos foram ‘afastados’ do executivo municipal, propiciando aos que têm espírito de coletividade dar vazão aos esforços em trazer melhores dias para a nossa cidade.

.EC Propagandas

Postado por Nilton Senhorinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *