INOCENCIO OLIVEIRA DÁ ADEUS AO CONGRESSO E RECEBE HOMENAGENS

Ao despedir-se nesta quinta-feira do Congresso Nacional, em pronunciamento emotivo, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) fez uma síntese de sua trajetória parlamentar ao longo de quatro décadas e 10 mandatos federais consecutivos, desde 1974, tendo ocupado os principais cargos da Mesa Diretora e exercido a Presidência da República, interinamente, durante 64 dias, no Governo Itamar Franco, quando era presidente da Casa e ocupava a terceira posição na linha sucessória presidencial. 

Inocêncio contou uma fábula para ilustrar sua passagem pelo Poder Legislativo. Disse que certa vez um homem tinha que entregar uma encomenda a 3 horas de caminhada. O caminho era íngreme e ele sentia-se frágil. Nesse momento surgiu uma pessoa ao seu lado e falou: Vamos caminhando e conversando até chegarmos no local. No final da caminhada, tinha um chafariz, o homem lavou-se, bebeu água e foi entregar a encomenda. Ao voltar, não mais encontrou a companhia. No retorno, ele notou que só havia a marca de dois pés. Então, pensou que tinha sido abandonado. Foi quando reapareceu a visão e lhe disse: eu te levei nos braços quando você mais precisava.

“Assim está sendo minha despedida da Câmara dos Deputados. Queridos membros da Câmara dos Deputados: já eu não pude vos levar nos braços, eu vos levo no meu coração.” E também citou uns versos de sua autoria: “Se fôssemos água, Câmara dos Deputados, nada nos separaria, e quando nos reencontrássemos um caudaloso rio de amor surgiria de mim, de ti, de todos nós que nos amamos”.

Palavras de Inocêncio Oliveira: “Depois de exercer 10 mandatos consecutivos neste Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados nada me deve, eu é que sou devedor pela oportunidade de servir ao povo brasileiro, às causas democráticas e de interiorização do desenvolvimento nestas quatro décadas de intensa atividade parlamentar. Durante esse período de quatro décadas ocupei os cargos mais relevantes na Mesa Diretora desta Casa e do Poder Legislativo nacional.

Coube-me a honra de ter sido Presidente da Câmara, assumindo a Presidência da República no total de 64 dias e 11 vezes no governo de Itamar Franco, 1º Vice-Presidente duas vezes, 2º Vice-Presidente, Corregedor-Geral, 1º Secretário duas vezes, 2º Secretário, 3º Secretário, Presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica durante oito anos e Presidente do CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos. 

Relatou que praticamente tudo o que foi construído na Câmara dos Deputados, nos últimos 40 anos, em termos políticos e administrativos, contou com sua participação, a exemplo do Cenin – Centro de Informática, o Cefor – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento e a Gráfica da Casa, adquirida na gestão do deputado Ado Rebelo e que custou 5 milhões de dólares, tornando a Casa autossuficiente e não mais dependente do Senado Federal.

Em termos políticos e institucionais o que o orgulha, afirmou, foi ter contribuído para a consolidação da democracia, “a plantinha tenra de que falava Otavio Mangabeira (ex-governador da Bahia e ex-deputado federal no início do século passado), hoje uma árvore frondosa com raízes profundas, à prova de tempestades e turbulências”.

Integrante da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, Inocêncio Oliveira contou ter ocupado os cargos estratégicos de membro da Comissão de Sistematização e membro da Comissão de Redação Final que elaborou a chamada Constituição Cidadã promulgada em 5 de outubro de 1988. Na condição de 1º.vice-lider do então partido governista, coube a ela encaminhar a maior parte das votações, enquanto o líder José Lourenço desenvolvia a parte política.

Líder da bancada governista durante oito anos, no comando de uma bancada de 105 parlamentares, afirmou que teve a honra de ter sido escolhido, por cinco vezes, como o parlamentar mais influente entre os integrantes da Câmara e do Senado. Motivo de grande orgulho constituiu-se em sua indicação pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), durante 21 anos desde sua primeira edição e até este ano, como uma das principais cabeças pensantes do Congresso Nacional.

“Nossa Câmara dos Deputados é o pilar básico da democracia, onde o povo brasileiro é representado na sua inteireza. As grandes causas de interesse da sociedade passam por este Casa e aqui funciona uma tribuna sempre na salvaguarda da democracia, da cidadania e do desenvolvimento nacional”.

Em seu pronunciamento de despedida, o deputado Inocêncio Oliveira recebeu dezenas de apartes de solidariedade de parlamentares de todos os partidos e tendências políticas e ideológicas.

 

fONTE: MAGNO MARTINS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *