Celpe reforça equipes para a folia e faz alerta para uso do ‘pau de selfie’

O superintendente de Operações da companhia, Saulo Cabral, disse que bastão pode atingir fiação e provocar acidentes (Foto: Katherine Coutinho/G1)O superintendente de Operações da companhia, Saulo Cabral, disse que bastão pode atingir fiação e provocar acidentes (Foto: Katherine Coutinho/G1)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai mobilizar, diariamente, 700 profissionais durante o carnaval para monitorar e atuar em caso de falhas na rede elétrica. Nas ruas do estado, 300 equipes vão estar de prontidão para corrigir eventuais erros no sistema. Os detalhes do esquema de prontidão durante o Reinado de Momo foram divulgados em coletiva nesta quinta (5), na sede da companhia no Recife. A concessionária ainda fez um alerta para uso do ‘pau de selfie’ na folia.

A Celpe pede aos foliões para tomar cuidado com brincadeiras com confete e serpentina, evitando que se jogue perto da fiação, em especial as serpentinas metálicas, que são condutoras de energia. “Este ano, outra preocupação é com o bastão de selfie. A pessoa pode querer tirar foto com ele em um trio elétrico e atingir a fiação, é preciso tomar cuidado redobrado”, disse o superintendente de Operações da companhia, Saulo Cabral.

A concessionária destacou que o contato de objetos com a rede pode provocar curtos-circuitos e alertou ainda para perigo de se subir em postes e fazer ligações clandestinas.  “Todo nosso plano tem um objetivo preventivo e de segurança. Não queremos que tenha nenhuma interrupção no sistema, mas se alguma eventualidade acontecer, como um carro bater em um poste, vamos ter uma equipe de prontidão para agir”, acrescentou Cabral.

Reforço de pessoal durante a folia é de aproximadamente 20% a mais de profissionais, incluindo técnicos na rua e profissionais que atuam no centro de monitoramento (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Desfile do Galo
O desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (14), recebe uma atenção especial, principalmente devido à presença de trios elétricos e da grande quantidade de pessoas esperadas para a festa, o que dificulta o deslocamento das equipes em caso de necessidade. Ao todo, 12 equipes vão ser colocadas em pontos estratégicos do percurso, como o começo e o final do desfile.

Há uma preocupação grande com a presença das pessoas em cima dos trios depois do percurso, uma vez que apenas no percurso oficial houve um aumento da altura padrão dos fios elétricos de 5,5 metros para 6,5 metros. “Nós damos uma orientação especial para que as pessoas desçam do trio na dispersão, para evitar que andem por aí e acabem batendo na fiação”, afirmou Cabral.

O reforço de pessoal durante a folia é de aproximadamente 20% a mais de profissionais, incluindo técnicos na rua e profissionais que atuam no centro de monitoramento, localizado na Avenida João de Barros. A partir desse centro, a Celpe monitora as subestações e também 80 transformadores em pontos de Olinda, no percurso do Galo e no Bairro do Recife.

“Esses transformadores vão ter equipamentos instalados e a partir do centro de monitoramento ver como estão, qual a tensão regular e outras variáveis. Com isso, não é preciso que liguem para informar que está faltando energia, daqui já vemos quando o transformador começa a dar problema e podemos acionar as equipes de prontidão”, detalhou o superintendente.

Reforço na RMR e no interior
Somente na Região Metropolitana do Recife, 100 equipes ficam de prontidão. No Litoral Sul, há equipes em Itamaracá e Ponta de Pedras, além do município de Carpina que pode atender às localidades. Já no Litoral Sul, Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho e Tamandaré também recebem equipes de prontidão.

No interior do estado, cinco equipes vão se revezar em Bezerros e quatro ficam em regime de plantão em Gravatá. Em Caruaru, 11 equipes vão dar suporte a toda a região. Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, também recebem reforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *