Belo JardimDestaquesPrincipais Notícias

Grupo Moura publica relatório de ações ESG

• Documento referente às operações em 2023 apresenta visão abrangente sobre a Agenda ESG em todas as empresas da organização;

• Projetos estruturantes em Educação, Biodiversidade, Economia Circular, Eficiência Energética, Gestão Hídrica e Autoprodução de Energia Renovável são destaques do Relatório;

• Líder na América do Sul no mercado de sistemas de acumulação de energia, o Grupo Moura tem como propósito ser energia de impacto positivo para um mundo melhor.

Belo Jardim (PE), julho de 2024 – O Grupo Moura, líder na América do Sul em tecnologias e soluções para acumulação de energia, torna público o conjunto de programas, metas e resultados ambientais, sociais e de governança com a publicação do seu Relatório ESG 2023. O material completo está disponível em: moura.com.br/sustentabilidade.

O documento é a materialização do compromisso com transparência e responsabilidade da organização, em linha com o propósito de ser energia de impacto positivo para um mundo melhor. Apresenta uma visão abrangente de como a Agenda ESG é transversal no Grupo, alcançando todas as suas empresas.

Um dos destaques do Relatório são os programas de transformação social, especialmente a apresentação do conjunto de projetos desenvolvidos pelo Grupo Moura em Educação. Ações estruturantes, iniciadas ainda na década de 1980, e que, atualmente, alcançam todos os níveis de formação de crianças, adolescentes e jovens profissionais.

Também ganham destaque no relato os 34 projetos desenvolvidos e 30 mil pessoas alcançadas pelo Instituto Conceição Moura, além das mais de cinco mil pessoas beneficiadas com ações apoiadas pelo Grupo Moura por meio de Leis de Incentivo.

No campo ambiental, as principais metas e resultados estão compartilhados nas áreas de Economia Circular, Eficiência Energética, Descarbonização, Gestão Hídrica e Biodiversidade, com resultados de alto impacto:

• 118.469 toneladas de baterias inservíveis recolhidas e recicladas pelo Programa Ambiental Moura (PAM), em mais um ano de 100% de logística reversa dos produtos comercializados no Brasil;

• Segundo ano com 100% de autoprodução de energia renovável.

• 70 distribuidores da Rede Moura promoveram transição energética para fontes limpas em suas unidades 

• Redução de 5% no consumo de água no complexo fabril de Belo Jardim (PE) entre 2021 e 2023

• 26% de diminuição no descarte de água de superfície em relação 2022, ampliando o tratamento e reutilização dos recursos hídricos nas unidades fabris

• Zero envio de resíduos comuns para aterros municipais, evitando o descarte de 422,80 toneladas.

• Transportadoras que formam o Grupo destinaram 3.070 litros de óleo lubrificante e 199 pneus para empresas responsáveis por tratamento adequado e reuso, diminuindo o impacto ambiental das atividades de logística.

Em governança, o Grupo Moura apresenta a evolução contínua no seu modelo de gestão e os avanços em compliance. O processo de revisão da materialidade é outra ação de impacto relatada no documento. A organização trabalha com 15 temas prioritários, definidos após um amplo trabalho de análise de cenários e tendências sustentáveis no mundo e da integração com o Planejamento Estratégico 2023-2027 do Grupo.