Belo Jardim ganha espaço de educação ambiental

Aula_Prof-Pavao-02 Painel-Sustentabilidade-03 Pavao-fala-01 Planeta-do_Bem-03 Prof_Pavao-Espaco-Ciencia Secretaria_Elizabete-Gomes-03

 O município de Belo Jardim, Agreste pernambucano, ganhou, nesta quarta (15), um espaço para crianças e jovens aprenderem sobre meio ambiente e sustentabilidade de forma lúdica. O Planeta do Bem é um projeto do Instituto Conceição Moura (ICM), em parceria com o Espaço Ciência, voltado para estudantes do Ensino Fundamental. No local, os visitantes receberão dicas e instruções sobre reciclagem, consumo consciente de água e energia, biodiversidade e clima.

A presidente do ICM Mariana Moura reforçou que a iniciativa está baseada em pilares do Instituto que envolvem preocupação com o meio ambiente, educação e transformação social, além de arte e cultura. “Queremos conscientizar as pessoas de que nós somos agentes transformadores e responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente. Devemos refletir como contribuir para um planeta mais saudável, para um Planeta do Bem”, enfatizou a presidente.

O diretor do Espaço Ciência Antônio Carlos Pavão falou sobre o desafio de se manter um museu de conhecimentos científicos. “Tenho muito orgulho de estar aqui e apoiar este projeto que será um museu de ciência interativo que colocará Belo Jardim em um cenário nacional. Teremos aqui uma construção coletiva de conhecimentos” destacou o professor.

A secretária de Educação de Belo Jardim Elizabete Gomes também prestigiou  o evento e elogiou o projeto do Planeta do Bem. “Vamos entrar em parceria com este espaço e levar discussões aos nossos estudantes como, por exemplo, a preservação do Rio Bitury que corta nossa cidade”, ressaltou a secretária.

O Planeta do Bem espera receber 80 pessoas por semana, alcançando uma média de quatro mil visitantes ao ano. O projeto pretende contemplar, prioritariamente, crianças do Ensino Fundamental e conta com cinco salas temáticas: Sala Água, Sala Clima, Sala Reciclagem, Sala Energia, Sala Biodiversidade, além de ter uma sala de vídeo e espaço para uma caminhada ecológica.

Sobre o Planeta do Bem:

As atividades e brincadeiras serão orientadas por dez profissionais e também pelos mascotes do Planeta do Bem: Jamal, Volt, Guaraci, Arerê e Iguaçu que reforçam a importância dos temas abordados no Espaço. Para fechar a visita, as crianças irão fazer um juramento para proteger o planeta, comprometendo-se assim a tomar atitudes sustentáveis, despertando a consciência de preservação da natureza desde a infância.

O Planeta do Bem passa a compor o Instituto Conceição Moura (ICM). Apoiado pela Baterias Moura, surgiu em 1999 com o objetivo de prestar assistência social aos moradores de Belo Jardim (PE), cidade onde foi fundada a Moura, por meio de trabalhos voltados ao meio ambiente, educação e arte.

 

TECNOLOGIA – A Sala Biodiversidade vai trabalhar a fauna e a flora. Para isso, contará com a tecnologia de Realidade Aumentada, que permite envolver a realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Ou seja, as crianças irão conseguir interagir com animais como Tucano, Tatu Bola e Macaco – só que estes serão em 3D.

 

ARTESANATO – Dentro da casa do Planeta do Bem, serão vendidas peças de artesanato feitas com material reciclado. As peças são todas confeccionadas por artesãos locais já participantes do centro de artesanato Tareco & Mariola (parte do ICM), na entrada da cidade de Belo Jardim. Esta é mais uma forma de reconhecer o trabalho destes artesãos e valorizar as criações locais.

 

SERVIÇO – Escolas interessadas devem entrar em contato:

Telefone: (81)  3726-3817 17

E-mail: brenda@icmoura.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *