DestaquesPrincipais Notícias

Nova vacina desenvolvida no Brasil avança e promete inédita proteção contra a Malária

A Anvisa autorizou o início dos testes em humanos da Vivaxin, primeira vacina 100% brasileira desenvolvida para combater o Plasmodium vivax, parasita causador da malária para o qual ainda não existe imunizante no mundo. O desenvolvimento é fruto de uma parceria entre o CTVacinas (da UFMG), a USP e o laboratório Cristália.

Atualmente, as duas vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde contra a malária são voltadas para outra espécie do parasita (o P. falciparum). A Vivaxin surge como alternativa estratégica, visto que o P. vivax predomina nas Américas e na Ásia, sendo responsável por grande parte dos casos fora da África Subsaariana.

O avanço ocorre em um cenário de relevância epidemiológica nacional, já que o Brasil registrou mais de 118 mil casos de malária em 2025, com mais de 99% concentrados na região amazônica. Com a decisão da Anvisa, o imunizante entra na fase clínica para comprovar sua segurança e eficácia.