PT PODE APOIAR EDUARDO CAMPOS PARA PRESIDENTE

Desgaste pode levar PT a apoiar Eduardo em 2018
A informação está na coluna Maquiavel, da revista Veja: Depois de detectar os movimentos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que tem planos reais de chegar ao Palácio do Planalto, petistas começaram a admitir a possibilidade de não ter um candidato nas eleições presidenciais de 2018.
”Desgastada com o escândalo do mensalão, que levou a cúpula do PT a ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e mais recentemente manchada pelas investigações da Operação Porto Seguro, a legenda iniciou consultas internas para medir a viabilidade de apenas formar parte de uma coligação majoritária.”
Segundo ainda o colunista, a resistência entre os petistas ainda é grande, mas já há ministros do partido defendendo a ideia junto a militantes. Uma das hipóteses é apoiar as pretensões de Eduardo Campos ao cargo máximo da República. “Se não oferecermos aos aliados uma perspectiva eles vão acabar seguindo outro caminho”, disse uma fonte que participa das negociações.

LULA COM EDUARDO

Nos planos eleitorais para 2018, o ex-presidente Lula teria o papel, por exemplo, de negociar com Eduardo Campos para mantê-lo como aliado no pleito de 2014, quando a presidente Dilma Rousseff deve disputar a reeleição, além de trabalhar para uma espécie de “refundação” do PT. Pelos projetos petistas, Lula e a cúpula do partido devem negociar fortemente com Eduardo Campos e garantir perspectivas claras ao PSB caso a legenda aceite ser apenas aliada em 2014 e não lance nome próprio na disputa.
Atualmente o partido controla o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria Especial de Portos, mas se considera sub representado no primeiro escalão do governo federal. A partir do ano que vem, o ex-presidente Lula pretende fazer caravanas por todo o país para construir as bases da candidatura de Dilma, além de tentar defender o legado, maculado por sucessivos escândalos políticos.

  Escrito por Magno Martins Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *